Na última sexta-feira, dia 27, uma cadela foi encontrada esfaqueada nas proximidades da garagem da Gontijo, no Bairro São Sebastião, em Patos. O animal agonizava pelas ruas do bairro e os moradores pediram ajuda para tentar aliviar o sofrimento da cadela de rua que vive sendo alimentada por cidadãos.
O ato covarde gerou revolta e indignação, pois a cadela dócil estava visivelmente em sofrimento diante do ferimento grave que atingiu músculos do animal indefeso. Diante dos apelos dos moradores, um homem ainda não identificado fez uma sutura amadora e isso agravou ainda mais a situação da cadela.
Após a sutura sem nenhuma técnica, a cadela ficou ainda mais debilitada e teve infecção, perdeu a força e a mobilidade. De acordo com moradores, a sutura artesanal foi realizada no meio da rua e de forma completamente amadora. O local não foi limpo, os danos internos não foram reparados e logo a cadela ficou ainda mais abatida.
Uma protetora de animal teve sensibilidade ao caso e resolveu agir para salvar a cadela. O maior problema é que com o fechamento do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Patos (UFCG/Patos), a saída tem sido buscar clínicas particulares. O Hospital Veterinário está fechado há vários meses diante da pandemia do novo coronavírus e sem data para ser reaberto.
Após os cuidados profissionais, a cadela teve que realizar cirurgia com médicos veterinários da clínica particular. A conta já passou dos R$ 1.500,00 e a protetora de animal está pedindo ajuda da sociedade para não deixar o tratamento ser interrompido.
Quem puder ajudar pode depositar qualquer quantia pela conta do Banco do Brasil, agência 521-5 conta corrente 26114-9.
Jozivan Antero – Patosonline.com
Mín. 22° Máx. 33°