
Embora o planejamento elaborado pelo Núcleo Regional da Defensoria Pública do Estado (DPE-PB) em Patos para 2020 tenha passado por mudanças significativas ao longo do ano, o balanço final, após nove meses de pandemia, é motivo de celebração para a equipe e para a sociedade como um todo. As ações fazem parte do Relatório de Atividades 2020, publicado pela coordenação do Núcleo.
Preocupada em amparar socialmente a população mais vulnerável, a Defensoria atuou intensamente para conter os danos ocasionados pela pandemia de Covid-19 por meio de recomendações, parcerias e ações.
A criação do Grupo de Atuações Estratégicas para Redução de Danos da Covid-19, formado por defensores e assessores da DPE-PB, a fim de atuar em ações coletivas, judiciais e extrajudiciais durante a pandemia, teve papel primordial no fomento da produção científica na sociedade patoense. A parceria com o Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) propiciou estudos e pesquisas acerca do processo de interiorização do novo coronavírus, alertando para os efeitos da pandemia.
O Labimec, inclusive, foi a única instituição pública certificada com o Selo Defensoria Pública de Responsabilidade Social, criado pelo Núcleo de Patos no início da pandemia, mas expandido para todo o Estado. Ao todo, dez empresas e/ou instituições receberam a certificação da DPE-PB por contribuírem para amenizar os danos sociais e financeiros causados à população pela pandemia, especialmente no período mais duro do isolamento social.
A propósito das medidas de distanciamento, os canais de atendimento da Defensoria foram ampliados com a criação do Chat Online, além do aplicativo de mensagem do WhatsApp.
Em algumas situações, os conflitos foram resolvidos através de intervenção judicial, a exemplo da Ação Civil Pública em desfavor da Energisa ou de inúmeras atuações em favor das pessoas privadas de liberdade.
RECOMENDAÇÕES - O Núcleo ainda emitiu recomendações à Prefeitura Municipal de Patos e aos 11 municípios da comarca em favor da população em situação de vulnerabilidade. Também foi solicitado às prefeituras que disponibilizassem espaços públicos que estivessem com utilização suspensa, como escolas e ginásios, com estrutura sanitária (vestiários/banheiros) para acomodar e permitir a higiene básica da população em situação de rua.
No tocante às pessoas com deficiência, dentre uma série de medidas recomendadas se encontram a publicação, em formato acessível, de todas as informações e orientações sobre a Covid-19; o cadastro específico de famílias em situação de pobreza que possuam membros com algum tipo de deficiência; e a criação de protocolos em atendimentos e disponibilização de teleatendimento a essa população.
A Prefeitura de Patos ainda acatou uma série de sugestões feitas pelo Grupo Estratégico para minorar os efeitos das medidas de combate ao novo coronavírus (Covid-19). Uma delas foi a criação de um cadastro para comércio virtual, que possibilitou a empresários e empreendedores (pessoa jurídica ou pessoa física) a promoção de vendas virtuais.
ATIVIDADES - Dentre as atividades já praticadas, destacam-se a virtualização da Defensoria, ao trazer agilidade na comunicação entre defensor, assessor e estagiário, aprimorando a qualidade e eficiência do atendimento ao público; a realização de seleção de estagiário com prova escrita, entrevista e títulos, de forma a admitir estudantes com perfis mais qualificados a desempenharem os serviços prestados pela DPE-PB; e a criação de uma planilha de presos definitivos do presídio, com todas as informações relativas às guias de execução.
EQUIPE - O Núcleo de Patos é coordenado pela defensora pública Monaliza Montinegro e conta com a atuação dos defensores públicos Mariane Fontenelle, Raissa Palitot, Rodrigues Júnior, Cláudio Barreto, Osman Rocha e Francisco Lopes.
Texto: Larissa Claro e Raisa Guglielmi
Inspiração Patoense de 12 anos escreve livros infantis e fala sobre amor pela leitura: 'Leio desde a barriga da minha mãe'
Novo espaço Casa da Cidadania em Patos ganha novas instalações e passa a funcionar no Shopping Guedes
Solidariedade Servente de pedreiro de Patos realiza mais uma etapa de tratamento de saúde e pede doações; saiba como ajudar
Galeria estourada Moradores do Jatobá denunciam esgoto a céu aberto há mais de uma semana em Patos
Arborização SEMADS intensifica arborização urbana com plantio de mudas em diversos pontos de Patos
Pesquisa de preços Pesquisa do Procon aponta redução do valor do quilo da laranja e aumento no quilo da maçã. Verifique outros produtos
Afastamento médico Jornalista Marcos Oliveira explica ausência da bancada da Rádio Espinharas e fala sobre cirurgia de vesícula
Entrega de alimentos Entrega do PAA beneficia mais de 900 famílias e reforça segurança alimentar no município
Preocupação Açude do Jatobá tem pouco mais de 1,5 milhão de metros cúbicos de água Mín. 22° Máx. 36°