
O Centro de Apoio à Covid, mantido pela Prefeitura de Patos, através da Secretaria Municipal de Saúde está ofertando normalmente a testagem para diagnóstico da Covid-19.
A confirmação vem do gerente de Vigilância em Saúde do município, Laerth Júnior, durante entrevista concedida nesta segunda-feira (21). Ele lembrou que o Centro de Apoio à Covid funciona de domingo a domingo, das 07h00 às 19h00.
Laerth disse que semana passada ocorreu a falta de testes no final da tarde da sexta-feira (18), mas garantiu que ainda foram realizados 80 testes, quando a demanda era de 100 testes diários.
Após receber a nova remessa de testes na madrugada do último sábado (19), a Secretaria Municipal de Saúde distribuiu imediatamente para o Centro de Apoio à Covid e UPA 24 horas.
A novidade é que a testagem diária foi ampliada para 150 testes para Covid-19. Além disso, é importante esclarecer que foram adquiridos via licitação, cerca de 5 mil testes para garantir a oferta normalmente até que outra remessa possa chegar.
Sobre o protocolo da testagem, Laerth Júnior informou que, para ter acesso, o paciente precisa apresentar de 8 a 10 dias com pelo menos 2 sintomas da Covid-19.
Segundo afirmou, a triagem tem sido o grande desafio para as equipes de testagem, ou seja, identificar quando o paciente está precisando ou não de fato da testagem.
Ainda nesse contexto, Laerth comentou que muitas pessoas procuram o teste sem apresentar sintomas ou até mesmo por uma suspeita que contraiu a Covid numa viagem de final de semana. Portanto, a recomendação é que a sintomatologia seja mais levada a sério pela população.
Ouça:
Coordecom
Inspiração Patoense de 12 anos escreve livros infantis e fala sobre amor pela leitura: 'Leio desde a barriga da minha mãe'
Novo espaço Casa da Cidadania em Patos ganha novas instalações e passa a funcionar no Shopping Guedes
Solidariedade Servente de pedreiro de Patos realiza mais uma etapa de tratamento de saúde e pede doações; saiba como ajudar
Galeria estourada Moradores do Jatobá denunciam esgoto a céu aberto há mais de uma semana em Patos
Arborização SEMADS intensifica arborização urbana com plantio de mudas em diversos pontos de Patos
Pesquisa de preços Pesquisa do Procon aponta redução do valor do quilo da laranja e aumento no quilo da maçã. Verifique outros produtos
Afastamento médico Jornalista Marcos Oliveira explica ausência da bancada da Rádio Espinharas e fala sobre cirurgia de vesícula
Entrega de alimentos Entrega do PAA beneficia mais de 900 famílias e reforça segurança alimentar no município
Preocupação Açude do Jatobá tem pouco mais de 1,5 milhão de metros cúbicos de água Mín. 22° Máx. 36°