
As redes sociais se tornaram um campo muito fértil para golpes dos mais diversos e criativos. Grupos criminosos estão cada vez mais ousados e criando novos métodos para extorquir pessoas que caem nas armações.
Na manhã desta terça-feira, dia 05, a reportagem fez contato com um funcionário de empresa privada que foi extorquido e por pouco não perdeu cerca de R$ 6.000,00 para os estelionatários que usam perfis falsos na internet.
Geralmente os perfis são de mulheres e as vítimas são homens. De início, o contato é feito pelo Facebook com pedido de amizade ou mesmo troca de mensagens. “Oi, gato! Adorei você...sou uma pessoa que adora fazer amizades e gosto de ousadia...me passa seu WhatsApp para a gente falar melhor...”, relata a mulher, geralmente jovem.
Ao conseguir o WhatsApp da vítima se tem início as conversas que logo partem para o envio de fotos íntimas cada vez mais ousadas. Quando os golpistas percebem que envolveram a vítima é posto em prática a outra parte do golpe: a garota diz que é menor de idade, mas que isso é bobagem, pois todos fazem isso. Ela pede também uma foto íntima em forma de retribuição e neste momento, quando a vítima envia, entre mais uma etapa do plano.
Alguns dias depois, a vítima recebe a ligação de um pseudo-advogado que diz que foi procurado pelos pais da adolescente atormentada e abusada pelo homem. O pseudo-advogado relata que a família está entrando com uma ação e que o caso já está em outras instancias de proteção à criança e ao adolescente, mas que pode ser feito um acordo para evitar que o fato se torne público.
O “advogado”, de posse de várias informações, muitas delas das próprias redes sociais, começa uma chantagem que a vítima acaba cedendo com medo do escândalo. O fato está servindo de alerta em Patos e região.
Jozivan Antero – Patosonline.com
Inspiração Patoense de 12 anos escreve livros infantis e fala sobre amor pela leitura: 'Leio desde a barriga da minha mãe'
Novo espaço Casa da Cidadania em Patos ganha novas instalações e passa a funcionar no Shopping Guedes
Solidariedade Servente de pedreiro de Patos realiza mais uma etapa de tratamento de saúde e pede doações; saiba como ajudar
Galeria estourada Moradores do Jatobá denunciam esgoto a céu aberto há mais de uma semana em Patos
Arborização SEMADS intensifica arborização urbana com plantio de mudas em diversos pontos de Patos
Pesquisa de preços Pesquisa do Procon aponta redução do valor do quilo da laranja e aumento no quilo da maçã. Verifique outros produtos
Afastamento médico Jornalista Marcos Oliveira explica ausência da bancada da Rádio Espinharas e fala sobre cirurgia de vesícula
Entrega de alimentos Entrega do PAA beneficia mais de 900 famílias e reforça segurança alimentar no município
Preocupação Açude do Jatobá tem pouco mais de 1,5 milhão de metros cúbicos de água Mín. 22° Máx. 34°