O diretos da agência do INSS em Patos, Alberto Simplício, confirmou ao jornalista Misael Nóbrega, da Rádio Espinharas FM de Patos, a prova de vida voltará a ase exigida a partir deste mês de janeiro, para os segurados que recebem aposentadoria e outros tipos de benefício previdenciário do instituto.
De acordo com Alberto, por conta da pandemia da covid-19, a prova de vida esteve suspensa entre março e dezembro do ano passado, mas será novamente exigida a partir de agora com o intuito de evitar pagamentos indevidos aos segurados.
"As pessoas não estavam sendo obrigadas a fazer prova de vida devido a pandemia, mas a partir de janeiro desse ano teremos o retorno dessa obrigatoriedade, e aquelas pessoas que deixaram de fazer o procedimento vão ter que comprovar que estão vivas para evitar que o INSS pague benefícios as pessoas que não estão mais vivas", explicou o diretor.
O calendário do INSS prevê a necessidade de realização da prova de vida nos meses de janeiro e fevereiro, aos segurados que fariam o procedimento em março e abril de 2020, e terá continuidade nos meses subsequentes até completar o ciclo de beneficiários.
Ele acrescentou que o segurado que não comparecer a rede bancária para a realização da prova de vida, estará sujeito a bloqueio do pagamento dos recursos até o comparecimento do segurado a agência bancária na qual ele é vinculado.
Os segurados com mais de 80 anos ou com dificuldade de locomoção comprovada por meio de laudo médico, poderão solicitar a prova de vida domiciliar, feita pelo INSS por meio do número de atendimento 135 ou do aplicativo meu INSS.
Por Genival Junior - Patosonline.com
Áudio de Misael Nóbrega - Rádio Espinharas FM
Solidariedade Servente de pedreiro de Patos realiza mais uma etapa de tratamento de saúde e pede doações; saiba como ajudar
Galeria estourada Moradores do Jatobá denunciam esgoto a céu aberto há mais de uma semana em Patos
Arborização SEMADS intensifica arborização urbana com plantio de mudas em diversos pontos de Patos
Pesquisa de preços Pesquisa do Procon aponta redução do valor do quilo da laranja e aumento no quilo da maçã. Verifique outros produtos
Afastamento médico Jornalista Marcos Oliveira explica ausência da bancada da Rádio Espinharas e fala sobre cirurgia de vesícula
Entrega de alimentos Entrega do PAA beneficia mais de 900 famílias e reforça segurança alimentar no município Mín. 22° Máx. 34°