
A polêmica do taxímetro na cidade de Patos foi motivo de várias abordagens jornalísticas e discussões em redes sociais ao longo de toda a semana.
Nessa última sexta-feira (15), o tema veio à tona de forma ainda mais polêmica depois que o superintendente da STTRANS de Patos, Elucinaldo Laurindo, disse que o Ministério Público Federal-MPF, representado pelo promotor de justiça Elmar Tiago, não irá prorrogar o prazo de 30 dias para a instalação do taxímetro na cidade de Patos.
Diante disso, o Advogado da Cooperativa dos Taxistas, Denis Fran, veio a público informar que levando em consideração a portaria Inmetro 201/2002, de 21 de outubro de 2002, que dispõe sobre o regulamento técnico para instalação e aferição do taxímetro, é bem provável que os taxistas de Patos não tenham como instalar esse equipamento dentro desse prazo de trinta dias.
Ele disse destacou que o primeiro ponto a ser observado é, que a instalação só pode ocorrer por empresa permissionária. O segundo ponto é que o taxímetro a ser instalado depende das características de cada veículo. Ou seja, cada taxista possui seu veículo, com diferentes modelos, o que requerer tempo de fabricação e instalação.
“Assim, esse prazo de trinta dias vai prejudicar muita gente, pois não é suficiente pra se cumprir todos os requisitos”, frisou.
Ainda de acordo com a portaria citada, no item 8. DISPOSIÇÕES GERAIS 8.1: Todo taxímetro novo deverá ser submetido à primeira verificação periódica, quando da instalação no veículo-táxi.
Já no item 8.2, a portaria coloca o seguinte: É de responsabilidade da oficina permissionária pelo serviço de instalação do taxímetro, fornecer o valor do coeficiente característico "w", a designação de tipo, dimensões e pressão dos pneumáticos para qual o instrumento foi ajustado.
Matéria por Patosonline.com
Informações repassadas pela parte em questão.
Solidariedade Servente de pedreiro de Patos realiza mais uma etapa de tratamento de saúde e pede doações; saiba como ajudar
Galeria estourada Moradores do Jatobá denunciam esgoto a céu aberto há mais de uma semana em Patos
Arborização SEMADS intensifica arborização urbana com plantio de mudas em diversos pontos de Patos
Pesquisa de preços Pesquisa do Procon aponta redução do valor do quilo da laranja e aumento no quilo da maçã. Verifique outros produtos
Afastamento médico Jornalista Marcos Oliveira explica ausência da bancada da Rádio Espinharas e fala sobre cirurgia de vesícula
Entrega de alimentos Entrega do PAA beneficia mais de 900 famílias e reforça segurança alimentar no município Mín. 22° Máx. 34°