
Mesmo em um ano atípico de pandemia, o Hospital do Bem, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), não apenas manteve a prestação de serviços aos seus pacientes sem interrupção de tratamentos, como aumentou o número de atendimentos em relação a 2019, registrando um incremento de 93% no número de sessões de quimioterapia e 23% nas consultas no ambulatório de oncologia. “Redobramos os cuidados por causa da pandemia, já que os pacientes de câncer têm sua imunidade baixa e fechamos 2020 com um saldo muito positivo, inclusive de ampliação de atendimentos”, destaca o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes. Em 2020, o Hospital do Bem atendeu pacientes de 103 municípios, sendo a maior demanda de Patos, com um índice de 23%, o equivalente a 1.823 pacientes.
O balaço anual de prestação de serviços do Hospital do Bem, que é referência no tratamento oncológico para quatro tipos de câncer - Mama, Próstata, Pele e Útero – atesta que a unidade realizou 5.944 consultas e 2.463 sessões de quimioterapia, além de 507 cirurgias no ano passado. “Estabelecemos condutas e rotinas que protegessem ainda mais nossos pacientes, inclusive, não permitindo mais acompanhantes durante as sessões de quimioterapia para protegê-los da pandemia no ambiente do hospital e mantivemos nossos serviços assegurando a continuidade dos tratamentos aos nossos pacientes”, reitera o diretor geral.
Alem de Patos, os 15 municípios que mais referenciaram pacientes para o Hospital do Bem foram Sousa, com 355, Pombal, com 325, Santa Luzia, com 244, Coremas, com 167, Água Branca, com 153, Mãe D´água, com 111, Itaporanga, com 106, Teixeira, com 106, Paulista, com 101, Desterro, com 97, Condado, com 94, São Mamede, com 93, Brejo dos Santos, com 89 e Juru, com 87 pacientes.
A oncologista Nayarah Castro, que integra a equipe médica do Hospital do Bem, reforça a importância da unidade ter mantido seus serviços mesmo em meio à pandemia. “O tratamento do câncer é uma prioridade e não deve ser interrompido, pois o risco do câncer progredir ou a pessoa vir a falecer de um câncer, é bem maior do que o paciente falecer pelo novo coronavírus. O paciente que tem câncer deve se preocupar com o tratamento dele e isso foi uma prioridade para nós mesmo neste ano tão atípico como foi 2020”, reforça a médica, lembrando que a orientação de não interrupção de tratamento é da própria Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).
Assessoria
PROCURA-SE Família procura pinscher desaparecido após sair de casa na Zona Sul de Patos
REQUERIMENTO Prefeitura inclui pavimentação de rua próximo ao Colégio Ágape e da Rua Antônio Martins Filho após requerimentos do vereador Jônatas Kaiky
UTILIDADE PÚBLICA Homem em situação de rua em João Pessoa diz ser de Patos, e cidadão pede ajuda para localizar a família
SEM FERIDOS Motorista perde o controle e capota veículo em estrada vicinal, em Santa Terezinha
PESQUISA DE PREÇOS Procon/Patos divulga pesquisa de preços de exames laboratoriais
GALERIA ESTOURADA Moradores denunciam esgoto retornando para residências na Rua Joaquina Medeiros, no bairro São Sebastião
JUSTIÇA FEDERAL JFPB publica edital para construção da nova sede da Subseção Judiciária de Patos
APELO Moradora de Patos faz apelo por ajuda após perder emprego e enfrentar dificuldades para pagar contas de água e luz
FALTA DE ÁGUA Cagepa suspende abastecimento de água em bairros de Patos para conserto de vazamentos Mín. 22° Máx. 33°