Quarta, 09 de Outubro de 2024
Dr. Jeann Santiago
Onco Patos
UNIFIP
Banner Dra Rhaissa
Locais Locais

MPE pede cassação dos vereadores eleitos e anulação dos votos diante de possível fraude usando candidaturas “laranjas” na cidade de Patos

18/01/2021 às 12h56
Por: PATOS ONLINE Fonte: Jozivan Antero – Patosonline.com
Compartilhe:
MPE pede cassação dos vereadores eleitos e anulação dos votos diante de possível fraude usando candidaturas “laranjas” na cidade de Patos

O Ministério Público Estadual (MPE), através do Promotor Dr. Uirassu Medeiros, deu entrada na manhã desta segunda-feira, dia 18, na ação que pede a cassação dos diplomas dos vereadores eleitos, anulação dos votos das chapas, recalculo do quociente eleitoral, cassação de suplentes e inelegibilidade dos candidatos por 08 anos que se envolveram no possível fraude eleitoral por meio das chamadas candidaturas “laranjas” durante o processo eleitoral de 2.020 no Município de Patos.

Continua após a publicidade

Apresentando provas robustas, o MPE impetrou a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) visando moralizar o processo eleitoral que usou artifícios fraudulentos para preenchimento de candidaturas para vereadores burlando o disposto no art. 10, parágrafo 3º da Lei nº 9.504/97, que determina o percentual de gênero para formação das chapas.

A ação está em poder da Justiça Eleitoral para se debruçar sobre os pedidos apresentados pelo MPE. O processo foi entregue a juíza eleitoral Dra. Anna Maria do Socorro Hilário dentro dos prazos estabelecidos pelo Superior Tribunal Eleitoral (STE) após eleições ocorridas no dia 15 de novembro de 2.020.

Continua após a publicidade
Banner Dra Rhaissa

Entre os partidos acusados de praticar os crimes estão o PL, que elegeu o radialista Jamerson Ferreira; Solidariedade, que elegeu Nêga Fofa, Décio e Emano; Rede Sustentabilidade, que elegeu Patrian; Avante, que elegeu Nandinho; PSL, que elegeu Tide e Ferré. Os partidos Democratas e MDB, apesar de não terem elegido ninguém, também são apontados na possível fraude e se pede a anulação dos votos obtidos pela legenda.

Caso a Justiça Eleitoral atenda ao MPE, a configuração da Câmara Municipal de Patos será alterada e novos nomes de vereadores de partidos que não cometeram a fraude devem ser apresentados. A cassação das chapas e dos votos proporcionará um recalculo no quociente eleitoral no Município de Patos.

Continua após a publicidade
Banner Reunidas

O MPE ouviu representantes de partidos suspeitos de promoverem os crimes eleitorais, os candidatos e os demais que puderam dar subsídios na ação. O uso do dinheiro público por parte de candidaturas consideradas “laranjas”, redes sociais, prestação de contas, inconsistência de depoimentos e tudo que serviu de evidências para respaldar tal pedido foram apresentados na Justiça Eleitoral.

Em alguns casos, esposas de candidatos foram também candidatos, porém, suspeita-se de que com o único objetivo de fraudar a Lei Eleitoral e criar um cenário fictício de legalidade diante do pleito. Em fato específico, uma candidata gastou R$ 10.000,00 e tirou apenas 01 voto, mesmo dispondo vários cabos eleitorais pagos.

A AIME foi subdividida em tópicos por partidos acusados de fraude e atendeu orientação da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE).


Jozivan Antero – Patosonline.com

Patos, PB Atualizado às 00h09 - Fonte: ClimaTempo
25°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 37°

Qui 38°C 23°C
Sex 36°C 22°C
Sáb 35°C 22°C
Dom 37°C 22°C
Seg 35°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras