Terça, 22 de Outubro de 2024
Dr. Jeann Santiago
Onco Patos
Banner Dra Rhaissa
Banner Topazio Tintas
Banner Veve Cell
UNIFIP
Brasil Brasil

MP pede autorização para investigar governador do AM por crise do oxigênio

07/02/2021 às 19h40
Por: PATOS ONLINE Fonte: Foto: Bruno Kelly/Reuters (14.jan.2021)
Compartilhe:
MP pede autorização para investigar governador do AM por crise do oxigênio

A Promotoria de Defesa do Patrimônio Público do Ministério Público do Amazonas pediu autorização para investigar o governador Wilson Lima e o secretário de saúde Marcellus Campêlo por suspeitar de erros de ambos na crise do abastecimento de oxigênio no estado e a alta demanda por leitos hospitalares de pacientes com covid-19.

Continua após a publicidade

A situação se agravou com a falta do insumo a partir da metade do mês de janeiro. A escassez gerou caos em Manaus, capital do estado, e se espalhou pelo interior, com corrida por cilindros, doações vindas de outras partes do países, transferência de pacientes e aumento no número de mortes, fazendo o estado se tornar a unidade da federação com a maior taxa de mortalidade por covid-19 no país.

De acordo com o Monitora Covid-19, da Fiocruz, são 209,5 óbitos a cada 100 mil habitantes desde o começo da pandemia. 

Continua após a publicidade
Banner Veve Cell

CNN apurou que o nome dos dois apareceu já nos primeiros levantamentos feitos do procedimento investigatório, que apura se houve improbidade administrativa, com suspeita de omissão e dano ao erário público.

Como o governador e o secretário de saúde têm foro priviegiado, a investigação depende de autorização do Procurador-Geral de Justiça do estado para continuar. O pedido da promotoria para investigar Wilson Lima e o secretário de saúde foi encaminhado ao chefe do MP foi feito no dia 18 de janeiro, mas ainda não houve resposta. 

Continua após a publicidade
Banner Dra Rhaissa

Além dessa investigação na área cível, o MP do Amazonas chegou a abrir procedimento criminal para apurar responsabilidades no caso da crise do oxigênio.

No entanto, o material levantado foi encaminhado para a Procuradoria Geral da República, que pediu à Polícia Federal que investigasse a conduta do ministro da Saúde Eduardo Pazuello na crise sanitária no Amazonas. O ministro prestou depoimento na última quinta-feira (04). 

Em nota, o governador do Amazonas, Wilson Lima, reforçou à CNN seu “compromisso com a transparência das ações adotadas durante toda a pandemia do novo coronavírus e continuará prestando os esclarecimentos necessários aos órgãos de controle, sempre que solicitado. Desde que a White Martins, fornecedora de oxigênio do Estado, avisou ao Governo, no dia 7 de janeiro, que não teria capacidade para atender a demanda crescente da rede de saúde pelo produto, o governador Wilson Lima tem empenhado todos os esforços para a equalização da questão”. 

Já o secretário de saúde, Marcellus Campêlo, afirmou que ainda não foi notificado pelo Ministério Público do estado, mas que está à disposição dos órgãos de controle e da Justiça.


Por Leandro Resende, CNN / Brasil  

Foto: Bruno Kelly/Reuters (14.jan.2021)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 13h05 - Fonte: ClimaTempo
36°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 37°

Qua 37°C 22°C
Qui 35°C 21°C
Sex 37°C 22°C
Sáb 37°C 22°C
Dom 38°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras