
Bastou apenas um dia sem trabalho dos garis e já é possível encontrar ruas tomadas com o acúmulo de lixo na cidade de Patos. Neste sábado, dia 12, um dia depois da paralisação dos garis por falta de pagamento dos seus salários, os bairros sentem a necessidade da retomada dos serviços considerados essenciais.
A Empresa Conserv Construções e Serviços LTDA, que presta serviços de coleta de lixo e varrição de ruas de forma terceirizada para a Prefeitura Municipal de Patos, pagou apenas uma parte dos seus trabalhadores e todos decidiram paralisar as atividades em solidariedade aos demais que ficaram sem salários. A Conserv alega que está sem receber da prefeitura e a gestão retruca dizendo que existe contrato firmado que garante atraso de até três meses de carência.
Diante do impasse, o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Limpeza Urbana da Paraíba (SINDLIMP-PB), o popular Sindicato dos Garis, se revoltou e orientou a categoria que cruze os braços em protesto. Nesta segunda-feira, dia 14, os diretores do sindicato prometem ir à justiça e a luta diante do descaso da empresa e da prefeitura que tem prejudicado os garis e a própria sociedade.
O prefeito interino Ivanes Lacerda (MDB) colocou mais lenha na fogueira ao declarar que o presidente do sindicado, Radamés Cândido, é um “forasteiro” e que não conhece a realidade da cidade de Patos. A citação do prefeito trouxe revolta, pois, tal qual o Sindicato dos Garis, outras categorias são representadas por entidades que tem dirigentes que não residem em Patos, porém, não tira a legitimidade das ações e do compromisso destes.
Ivanes Lacerda também ameaçou em rescindir de forma unilateral o contrato entre Prefeitura Municipal de Patos e a Empresa Conserv. A medida divide opiniões, pois a prefeitura deve quase R$ 2.000.000,00 à empresa e se acredita que tal medida seria para colocar outra sem processo de licitação em caráter de emergência.
Enquanto o impasse não é resolvido, os garis prometem só voltar aos trabalhos quando receberem seus salários e contam com o apoio do sindicato da categoria e com a solidariedade do povo de Patos.
Jozivan Antero – Patosonline.com
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°