
Nesta quarta-feira, dia 24, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Samara Oliveira, a vereadora Nadirgerlane Rodrigues e a secretária da Mulher do Município de Patos, Clarice Mesquita, estiveram reunidas com o prefeito Nabor Wanderley (Republicanos) para discutir demandas das mulheres em busca encaminhamentos das ideias que surgiram no decorrer das lutas e encontros.
Samara Oliveira, que faz parte do Movimento de Mulheres Olga Benário, disse que a reunião foi realizada após contato da vereadora Nadirgerlane com o prefeito Nabor Wanderley. Anteriormente, Samara, Nadirgerlane e Clarice Mesquita se encontraram para discutir pautas comuns que haviam necessidade de serem expostas ao próprio prefeito de Patos.
Entre os pontos apresentados ao prefeito Nabor estava a questão do projeto Mutirão do DIU, que vai levar a discussão para mulheres que desejam realizar planejamento familiar, mas encontram dificuldades e falta de informações sobre o Dispositivo Intra-Uterino que é fornecido pelo próprio Sistema Único de Saúde, porém, não é realizada uma campanha de esclarecimento do seu uso contraceptivo. Outra questão é sobre a melhoria do espaço que sedia o Conselho Municipal da Mulher e as atividades congêneres.
Na oportunidade, também foi discutida a possibilidade de implantação da Patrulha Maria da Penha, que visa dar mais segurança às mulheres que estão com medidas protetivas diante de ameaças e agressões. A ideia já acontece em cidades do Brasil, no entanto, vem tendo dificuldade para ser aplicada na cidade de Patos por falta de buscar soluções na Polícia Militar e nos demais segmentos da segurança pública.
O prefeito Nabor Wanderley, de acordo com Samara, foi muito solícito às demandas apresentadas. Ele vai fazer contato com o Governador João Azevedo para ver a viabilização da Patrulha Maria da Penha por parte do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM). Nabor determinou a busca de uma casa mais adequada que pudesse sediar o Conselho Municipal dos Direitos da Mulheres e a própria Secretaria da Mulher do Município de Patos.
“A reunião foi maravilhosa...levamos demandas do Conselho, planos de ação que a gente gostaria e demandas da vereadora e de Vanessa Mesquita para ações para serem desenvolvidas para a mulher patoense...acredito que em março a gente pode desenvolver alguns projetos…quero dizer a mulher patoense que estamos na luta e o Conselho é de todas nós...”, relatou Samara.
Jozivan Antero - Patosonline.com
Arborização SEMADS intensifica arborização urbana com plantio de mudas em diversos pontos de Patos
Pesquisa de preços Pesquisa do Procon aponta redução do valor do quilo da laranja e aumento no quilo da maçã. Verifique outros produtos
Afastamento médico Jornalista Marcos Oliveira explica ausência da bancada da Rádio Espinharas e fala sobre cirurgia de vesícula
Entrega de alimentos Entrega do PAA beneficia mais de 900 famílias e reforça segurança alimentar no município
Preocupação Açude do Jatobá tem pouco mais de 1,5 milhão de metros cúbicos de água
Balanço UPA Otávio Pires Lacerda realiza mais de 60 mil atendimentos médicos em 2025
Inauguração Nabor participa de reabertura da Casa da Cidadania e destaca importância dos serviços para o Sertão
Questionamentos Morador da Rua do Prado questiona reposição de poste removido na localidade
Denúncia Sindicato denuncia retenção de macas do SAMU no Hospital Regional de Patos; direção emite nota e se posiciona Mín. 22° Máx. 34°