
Na noite desta sexta-feira, 19, aconteceu na Catedral Diocesana de Patos, a abertura do ano de São José. A Santa Missa, presidida por Dom Eraldo Bispo da Silva, contou com a presença de alguns padres e seminaristas, seguindo as restrições do decreto estadual para o enfrentamento da Covid-19.
“A Celebração de hoje, exige do Bispo uma palavra a cada padre, diácono, seminarista, a cada comunidade, a cada pessoa que traz o nome de José… Celebramos hoje São José, Homem que teve a coragem de assumir a paternidade de Jesus. Pai Amado, Pai na ternura, Pai na obediência, pai na coragem criativa. Pai na Sombra, não aparece, não se coloca no centro, descentralizou-se para colocar Jesus e Maria no centro. Homem do amor casto: Sempre voltado para o bem dos outros. São José ensina que a paternidade não é poder, ela orienta, exorta, cuida. Nós devemos aprender com São José o cuidado com os outros. Que São José nos ajude a viver a paternidade na Igreja, na família, nas comunidades”, afirmou Dom Eraldo, em sua homilia.
Também na celebração, foi recordado o aniversário de fundação do Seminário São José, que completou 30 anos, no dia 18 de março. Padre Amauri Rodrigues de Sousa, reitor da casa de formação, falou sobre a importância e sobre o legado do seminário para toda a Diocese. Atualmente, 14 jovens estão na formação propedêutica, residindo no Seminário São José.
Ao término da Missa, o coordenador de Pastoral, Padre Expedito Caetano, dirigiu uma mensagem sobre a vivência do Ano de São José na Diocese de Patos, apontando algumas sugestões e iniciativas, sobretudo a importância da participação das famílias, uma vez que também foi instituído o amo “Amoris Laetitia”, também convocado pelo Papa, por ocasião dos cinco anos do documento, que é fruto dos Sínodos sobre a Família, em 2014 e 2015. O Ano de São José acontecerá de março de 2021 à março de 2022.
.
Por Maurício Lucena
Fotos: Glauber Alves
Pascom Diocesana de Patos-PB



INFRAESTRUTURA Moradores relatam galeria estourada e cobram solução no bairro da Maternidade, em Patos
PROGRAMA PAI Entrega de cartões do PAI beneficia novas mães e reforça cuidado com a primeira infância em Patos
LITERATURA Escritor patoense lança pré-venda de livro de poemas minimalistas “SÓS”
SAÚDE Hospital Regional de Patos busca familiares de paciente internado após acidente de bicicleta
ALERTA NAS RODOVIAS Equipe do Patos Online flagra cavalos soltos às margens da BR-361, em Patos
PAVIMENTAÇÃO Prefeitura de Patos autoriza pavimentação de 18 ruas em quatro bairros da cidade
DOAÇÃO Destinação do Imposto de Renda pode fortalecer projetos sociais para crianças e adolescentes em Patos; veja como funciona
Negativa Secretário de Administração nega criação de novas secretarias pelo prefeito Jacob Souto
Vacinação Prefeitura de Patos realiza Dia D de vacinação contra Influenza neste sábado (18) Mín. 22° Máx. 33°