O Ministério da Saúde autorizou, na última sexta-feira (19), a instalação de mais 33 leitos de terapia intensiva para atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19 na Paraíba.
De acordo com a Portaria nº 501/2021, a medida contempla os hospitais situados em João Pessoa, Santa Rita, Patos e Cajazeiras. São eles:
Prontovida
Complexo de Doenças Infecto contagiosas Clementino Fraga
Maternidade Frei Damião
Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires
Complexo Hospitalar Deputado Janduhy Carneiro
Hospital Regional de Cajazeiras
Mensalmente, as unidades vão receber recursos financeiros do Governo Federal. No total, serão R$ 1,5 milhão. O apoio tem caráter excepcional e temporário.
De acordo com o Ministério da Saúde, o pedido de autorização para o custeio dos leitos Covid-19 foi feito pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, que garantem a estrutura necessária para o funcionamento dessas unidades.
Além dos hospitais na Paraíba, foram contempladas unidades do Acre, Alagoas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins e do Distrito Federal.
Para a autorização, basta que estados e municípios cadastrem a solicitação na plataforma SAIPS observando os requisitos necessários. Os critérios são objetivos, para dar celeridade e legalidade ao processo e garantir o recurso necessário o mais rápido possível.
Entre os aspectos observados nas solicitações de autorização estão a curva epidemiológica do coronavírus na região, a estrutura para manutenção e funcionamento da unidade intensiva e corpo clínico para atuação em UTI.
Portal Correio
Arborização SEMADS intensifica arborização urbana com plantio de mudas em diversos pontos de Patos
Pesquisa de preços Pesquisa do Procon aponta redução do valor do quilo da laranja e aumento no quilo da maçã. Verifique outros produtos
Afastamento médico Jornalista Marcos Oliveira explica ausência da bancada da Rádio Espinharas e fala sobre cirurgia de vesícula
Entrega de alimentos Entrega do PAA beneficia mais de 900 famílias e reforça segurança alimentar no município
Preocupação Açude do Jatobá tem pouco mais de 1,5 milhão de metros cúbicos de água
Balanço UPA Otávio Pires Lacerda realiza mais de 60 mil atendimentos médicos em 2025
Inauguração Nabor participa de reabertura da Casa da Cidadania e destaca importância dos serviços para o Sertão
Questionamentos Morador da Rua do Prado questiona reposição de poste removido na localidade
Denúncia Sindicato denuncia retenção de macas do SAMU no Hospital Regional de Patos; direção emite nota e se posiciona Mín. 23° Máx. 36°