O Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região (SINFEMP) publicou no seu site oficial, nesta terça-feira (23), a informação de que os servidores públicos municipais de Patos, lotados na Secretaria de Serviços Públicos, foram surpreendidos com a notícia de que não iriam receber a gratificação ou hora extra, que segundo o SINFEMP, foi assegurada numa reunião ocorrida com o secretário da referida pasta, Josimar do Hospital.
O secretário de Administração da Prefeitura de Patos, Leônidas Dias de Medeiros, concedeu entrevista ao jornalista Misael Nóbrega da Rádio Universidade FM, 105,1 para explicar a questão, e ainda esclarecer detalhes sobre a informação divulgada pelo SINFEMP.
Leônidas explicou que a carga horária dos servidores da Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Agricultura e Secretaria de Infraestrutura, é de 40 horas semanais. Ele afirma que essa carga horária está prevista nos editais dos concursos públicos nos quais os servidores efetivos ingressaram no serviço público municipal de Patos.
De acordo com a Constituição Federal, a administração pública pode aplicar dois regimes de trabalho. Ou seja, o período de 8 horas diárias com o intercalamento de 2 horas, ou ainda as 6 horas ininterruptas.
Ele ainda afirmou que na reunião com os servidores de Serviços Públicos e Infraestrutura, ficou acordado que os de serviços públicos fariam 8 horas com duas horas de pausa, e os de infraestrutura ficariam com as 6 horas seguidas.
Em suma, o secretário garantiu que não existe na Constituição Federal nenhuma prerrogativa para se pagar hora extra com a adoção das duas cargas horárias citadas.
Ouça mais detalhes no áudio que segue.
Matéria por Patosonline.com
Áudio - Misael Nóbrega da Rádio Universidade FM, 105,1
Arborização SEMADS intensifica arborização urbana com plantio de mudas em diversos pontos de Patos
Pesquisa de preços Pesquisa do Procon aponta redução do valor do quilo da laranja e aumento no quilo da maçã. Verifique outros produtos
Afastamento médico Jornalista Marcos Oliveira explica ausência da bancada da Rádio Espinharas e fala sobre cirurgia de vesícula
Entrega de alimentos Entrega do PAA beneficia mais de 900 famílias e reforça segurança alimentar no município
Preocupação Açude do Jatobá tem pouco mais de 1,5 milhão de metros cúbicos de água
Balanço UPA Otávio Pires Lacerda realiza mais de 60 mil atendimentos médicos em 2025
Inauguração Nabor participa de reabertura da Casa da Cidadania e destaca importância dos serviços para o Sertão
Questionamentos Morador da Rua do Prado questiona reposição de poste removido na localidade
Denúncia Sindicato denuncia retenção de macas do SAMU no Hospital Regional de Patos; direção emite nota e se posiciona Mín. 23° Máx. 36°