
Como nos lembra o Santo Padre, o Papa Francisco, “a Sexta-Feira Santa é um dia de penitência, jejum e oração em que através dos textos das Escrituras Sagradas e orações litúrgicas, nos reunimos no Calvário para celebrar a Ação Litúrgica da Paixão e Morte Redentora de Jesus Cristo. Adorando a Cruz, reviveremos o caminho do cordeiro inocente imolado por nossa salvação”.
“Na hora do supremo Sacrifício na Cruz, Ele realiza plenamente a obra confiada pelo Pai: Entra no abismo do sofrimento, entra em sofrimento, entra nessas calamidades deste mundo para redimir, transformá-lo e libertar cada um de nós do poder das trevas, do orgulho, da resistência a sermos amados por Deus”, escreveu esta semana o Santo Padre.
Na tarde da Sexta feira Santa, (02 de abril), às 15h, aconteceu na Catedral de Nossa Senhora Da Guia, a Ação Litúrgica da Paixão do Senhor, Presidida por Dom Eraldo Bispo da Silva e contou com a presença de padres e diáconos da Cidade de Patos.
Ao contrário de anos anteriores, em virtude da grave pandemia, apenas os celebrantes e a equipe de liturgia puderem estar presentes. Centenas de fiéis acompanharam de suas casas, através da internet, esse importante momento do Segundo Dia do Tríduo Pascal.
Após as leituras próprias e a proclamação do Evangelho da Paixão e Morte do Senhor, Dom Eraldo refletiu em sua homilia sobre o sentido desse acontecimento de fé, a sua importância para a igreja e para vida cristã.
Destacou Dom Eraldo que quando não se tem clareza da Missão de Jesus e do seu projeto de Amor, as pessoas podem ficar confusas e a religião pode tornar-se perigosa e promover até mesmo a guerra, sofrimento e morte.
Ao lembrar o calvário de Jesus, Dom Eraldo, destacou que o Servo Sofredor pode ser uma pessoa, assim como foi Jesus, diversas pessoas, um povo, ou mesmo uma nação inteira. “A realidade atual, é de muito sofrimento”, lembrou o Bispo diocesano.
“Assim como a mãe de Jesus sofrendo ao pé da Cruz do Seu Filho, hoje vemos tantas famílias e profissionais de saúde a contemplar muito sofrimento nos leitos hospitalares, nas filas de espera por atendimento médico adequado. Há tanta morte! Lembrou emocionado Dom Eraldo. Mas o sofrimento, é também uma experiência de redenção da humanidade”,disse.
Após a homilia, a cerimônia teve sua continuidade com a Oração Universal, Adoração de Cristo na Cruz e o Rito de Comunhão, culminando com os avisos da Celebração da Vigília Pascal neste Sábado Santo, às 19h.




Pascom
Arborização SEMADS intensifica arborização urbana com plantio de mudas em diversos pontos de Patos
Pesquisa de preços Pesquisa do Procon aponta redução do valor do quilo da laranja e aumento no quilo da maçã. Verifique outros produtos
Afastamento médico Jornalista Marcos Oliveira explica ausência da bancada da Rádio Espinharas e fala sobre cirurgia de vesícula
Entrega de alimentos Entrega do PAA beneficia mais de 900 famílias e reforça segurança alimentar no município
Preocupação Açude do Jatobá tem pouco mais de 1,5 milhão de metros cúbicos de água
Balanço UPA Otávio Pires Lacerda realiza mais de 60 mil atendimentos médicos em 2025
Inauguração Nabor participa de reabertura da Casa da Cidadania e destaca importância dos serviços para o Sertão
Questionamentos Morador da Rua do Prado questiona reposição de poste removido na localidade
Denúncia Sindicato denuncia retenção de macas do SAMU no Hospital Regional de Patos; direção emite nota e se posiciona Mín. 23° Máx. 36°