O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes deverá, nesta segunda-feira (5), tomar decisões em dois processos que contestam a ordem do governo de São Paulo de proibir a presença de público em cultos religiosos durante a fase mais crítica da pandemia da Covid-19. A CNN apurou que, em seguida, Mendes enviará os casos para o plenário do STF.
No sábado (3), outro ministro do STF, Nunes Marques, liberou a participação de fiéis em cerimônias religiosas. A decisão foi tomada em ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) impetrada, em junho do ano passado, pela Associação Nacional de Juristas Evangélicos. A Advocacia-Geral da União (AGU) afirma que a entidade não tinha legitimidade para propor a ação.
Apesar de tratarem de tema semelhante, as ADPFs contra a decisão do governo de São Paulo foram distribuídas para outro relator, Gilmar Mendes. Ambas foram protocoladas em março passado.
Ao se manifestarem na ação proposta pelo PSD, a AGU e a Procuradoria-Geral da República defenderam a liberação da presença de público em cultos.
CNN Brasil
Caso Master CPIs não conseguem localizar ex de Vorcaro convocada para depor
Falha no avião Avião com André Mendonça tem decolagem abortada após falha mecânica
DELAÇÃO Daniel Vorcaro é transferido para a Polícia Federal, em Brasília, em meio a tratativas de delação, diz coluna do Metrópoles. Mín. 23° Máx. 35°