Quinta, 03 de Julho de 2025
Banner JC Motos
Banner Dra Priscylla
UNIFIP
Banner Psique
Banner Hmais Onco
Banner Prime Veiculos
Banner Dr Romulo
Gerais Gerais

TRF-1 suspende aquisição de vacinas por instituições privadas no país. Na PB, Unifacisa não poderá adquirir os imunizantes

08/04/2021 às 09h46
Por: PATOS ONLINE Fonte: MaisPB
Compartilhe:
TRF-1 suspende aquisição de vacinas por instituições privadas no país. Na PB, Unifacisa não poderá adquirir os imunizantes

O presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), desembargador I’talo Fioravanti Sabo Mendes, derrubou as liminares do juiz Rolando Spanholo, da 21ª Vara Federal do Distrito Federal, que autorizou dez entidades privadas a importarem vacinas contra a covid-19 sem a obrigação de repassá-las ao Sistema Único de Saúde, como determina a lei.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Na Paraíba a Justiça Federal havia autorizado a Unifacisa, em Campina Grande, a importar 15 mil doses de vacinas contra a covid- 19 para a imunização gratuita de colaboradores, professores e alunos da instituição. Segundo o Chanceler da instituição, Dalton Gadelha, a entrada da iniciativa privada na campanha de vacinação seria um “complemento” ao governo federal que pode ajudar a reduzir os níveis de contágio e internação pela covid-19. Ele afirmou que algumas entidades já haviam entrado na Justiça e agora, com essa decisão, é a primeira vez que uma instituição de ensino no país havia conseguido autorização.

O juiz Rolando Spanholo atendeu nove entidades privadas nos últimos 12 dias e tem sido acionado por empresas e associações que buscam liminares para comprar os imunizantes sem repassá-los ao sistema público. Na terça-feira, 6, o magistrado autorizou a universidade particular da Paraíba, elevando para dez o número de entidades beneficiadas por uma de suas liminares (decisões provisórias).

Na avaliação do desembargador I’talo Fioravanti, as liminares poderiam causar ‘grave lesão à ordem pública’ ao permitir a compra das vacinas sem a doação ao sistema público além de avançar contra determinações fixadas em lei pelo Congresso e sancionadas pelo Executivo.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

MaisPB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 15h05 - Fonte: ClimaTempo
33°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 33°

Sex 33°C 19°C
Sáb 34°C 18°C
Dom 32°C 19°C
Seg 33°C 20°C
Ter 29°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras