O Município de Patos renovou o estado de calamidade pública por meio do decreto publicado no dia 26 de março. O decreto do ano passado de nº 16/2020, do município de Patos, foi renovado e, por meio de votação, foi aprovado pela Assembleia Legislativa da Paraíba que autoriza os municípios, através do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 02/2020 a reduzir a burocracia nas ações administrativas no combate ao novo coronavírus, como compra de insumos e equipamentos.
O Procurador do município de Patos, Alexsandro Lacerda, comentou sobre a aprovação do estado de Calamidade Pública.
"Esse estado de Calamidade Pública, legalmente, formalmente, precisa ser referendado pela Assembleia Legislativa do Estado. Estamos vivendo em um momento pandêmico há ano que é a situação do novo coronavírs (COVID-19) sendo que o sistema de saúde está colapsando, decretos e decretos sendo publicados para tentar fazer um controle social", disse.
Alexsandro ainda enfatizou que o decreto de calamidade pública traz situações especiais para que os entes da federação possam ter maior acesso ou acesso facilitado a recursos federais para que o governo federal possa dar maior auxílio aos entes.
"O município de Patos já tinha decretado estado de calamidade, apenas renovou e dia 06 foi referendado pela Assembleia Legislativa do estado e os benefícios são justamente esses: maior acesso aos subsídios do governo federal, como por exemplo, envio de vacinas, auxílios para que o município tenha maior facilidade a esses recursos", afirmou.
O estado de calamidade pública flexibiliza licitações, especialmente para o combate e controle da COVID-19. O decreto deverá perdurar até o término do período de emergência internacional de saúde.
Coordecom
Arborização SEMADS intensifica arborização urbana com plantio de mudas em diversos pontos de Patos
Pesquisa de preços Pesquisa do Procon aponta redução do valor do quilo da laranja e aumento no quilo da maçã. Verifique outros produtos
Afastamento médico Jornalista Marcos Oliveira explica ausência da bancada da Rádio Espinharas e fala sobre cirurgia de vesícula
Entrega de alimentos Entrega do PAA beneficia mais de 900 famílias e reforça segurança alimentar no município
Preocupação Açude do Jatobá tem pouco mais de 1,5 milhão de metros cúbicos de água
Balanço UPA Otávio Pires Lacerda realiza mais de 60 mil atendimentos médicos em 2025
Inauguração Nabor participa de reabertura da Casa da Cidadania e destaca importância dos serviços para o Sertão
Questionamentos Morador da Rua do Prado questiona reposição de poste removido na localidade
Denúncia Sindicato denuncia retenção de macas do SAMU no Hospital Regional de Patos; direção emite nota e se posiciona Mín. 23° Máx. 36°