O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, voltou a ratificar a eficácia das vacina aplicadas no Brasil (Coronavac e a Oxford/AstraZeneca) e revelou que a possibilidade de reações adversas não deve fazer com que a população evite ser imunizada.
Medeiros explicou sobre a necessidade de manter a população informada de que os imunizantes tem qualidade, tem segurança, tem eficácia e pode apresentar reação adversa como qualquer outro medicamento ou vacina. “Existem eventos adversos que ainda não estão totalmente definidos se estão relacionados à vacina ou não. Foram 30 casos de fenômenos tromboembólicos de fenômenos que ocorreram na Europa. A Agência Europeia de Medicamentos detectou esses casos em 18,1 milhões de vacinados”, explicou.
Para o secretário, é necessário que todos que podem ser vacinados recebam a vacina, que procure o local de vacinação para ser imunizado e que, caso venha a apresentar alguma reação adversa, faça a notificação. “A população deve sim se vacinar com a vacina da AstraZeneka, pois ela é o imunizante que possui poder protetor maior do que a CoronaVac. Então, a minha mensagem ao paraibano que está na iminência de se vacinar e que se pode se vacinar, se vacine tanto com a CoronaVac, como com a vacina da Oxford/AstraZeneka”, reforçou.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a pessoa que for vacina e que, por ventura, apresentar alguma reação deve retornar ao local onde foi vacinado e fazer a comunicação dos sintomas.
PB Agora
Portugal suspende o uso da vacina da AstraZeneca em pessoas com menos de 60 anos
Portugal suspendeu temporariamente, nesta quinta-feira (08), o uso da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 para menores de 60 anos em meio a preocupações com possíveis ligações entre a injeção e casos muito raros de coágulos sanguíneos.
"Quero destacar que o objetivo da campanha de vacinação em Portugal é salvar vidas e prevenir doenças graves", disse Graça Freitas, chefe da autoridade sanitária, em entrevista coletiva. "Isto pode ser conseguido com qualquer vacina aprovada em Portugal".
O coordenador da força-tarefa de vacinação, Henrique Melo, disse que a decisão de administrar vacinas AstraZeneca apenas para menores de 60 anos teria apenas um "pequeno" impacto sobre a implementação da vacinação.
CNN Brasil
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 37°