Segunda, 07 de Outubro de 2024
Onco Patos
Dr. Jeann Santiago
UNIFIP
Locais Locais

Em Patos, família carente ocupa casa abandonada em conjunto habitacional e caso gera polêmica sobre imóveis fechados e sem uso social

12/04/2021 às 15h35
Por: PATOS ONLINE Fonte: Jozivan Antero - Patosonline.com
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A família da jovem Ana Maria dos Santos Firmino, de 21 anos, ocupou, desde o dia 18 de março de 2.021, uma residência que estava abandonada no Conjunto Vista da Serra, localizada no Monte Castelo, vizinho ao Conjunto dos Sapateiros, em Patos.

Continua após a publicidade

Ana Maria é casada com o jovem Anderson da Silva Leite, de 23 anos. O casal tem três filhos. Antes a família morava no Bairro Alto da Tubiba, em Patos. Eles pagavam aluguel de uma pequena casa, mas a situação ficou cada vez mais grave e o casal, em desespero, decidiu ocupar uma das várias casas que estão fechadas e sem uso no Conjunto Vista da Serra.

Anderson da Silva Leite está desempregado. O jovem trabalhava em sapataria e depois passou a fazer bicos com serviços de jardinagem e serviços gerais avulsos, mas começou a sentir fortes dores na coluna. Após exames, Anderson foi diagnosticado com hérnia de disco e artrose.

Continua após a publicidade
Banner Dra Priscylla

A família atualmente sobrevive com o Bolsa Família de R$ 358,00 e da ajuda de terceiros na solidariedade diante dos problemas. A família conta que fez cadastro no Programa Minha Casa Minha Minha Vida, mas nunca foi procurada e nem chamada para uma única entrevista ou recebeu visita de assistentes sociais da Companhia Estadual de Habitação Popular da Paraíba (CEHAP/PB).

Ana Maria vem peregrinando em busca de solução para que tenha uma casa para morar. Ela buscou a Caixa Econômica Federal, o Ministério Público Estadual (MPE) e a Defensoria Pública do Estado. “Se a casa estava abandonada, eu e minha família passando dificuldades e já entrando em desespero, então viemos para cá. Agora a mulher que tinha abandonado a casa está de volta e fazendo de tudo para a gente sair. Peço ajuda para que a gente tenha onde morar e criar nossos filhos”, desabafou Ana.

Continua após a publicidade
Banner Reunidas

A mulher que recebeu a casa da CEHAP/PB, de acordo com relatos, foi morar em São Paulo. Assim  que soube da ocupação, a mulher voltou e vem buscando formas para que a família de Ana Maria e de Anderson da Silva saia da casa. O casal fez limpeza no matagal, consertou as portas que estavam quebradas, fez limpeza na casa que tinha muita sujeira e até restos de animais mortos, além de colocar os poucos imóveis para serem usados. 

Ana Maria conseguiu ajuda e pagou contas atrasadas na Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA). Na tarde desta segunda-feira, dia 12, trabalhadores da ENERGISA foram fazer o corte da energia, mas desistiram diante do desespero da família e da Lei Estadual que não permite cortes durante a pandemia.

O caso está gerando polêmica, pois várias casas que deveriam ter função social estão fechadas no Conjunto Vista da Serra e também no Residencial Itatiunga. Muitas destas casas nunca foram ocupadas e a CEHAP/PB e nem os órgãos fazem uma fiscalização rígida.

A família de Ana Maria e Anderson estão pedindo ajuda e contato pode ser feito pelo telefone (83) 9 9983 2331.

Jozivan Antero - Patosonline.com

Patos, PB Atualizado às 09h05 - Fonte: ClimaTempo
28°
Parcialmente nublado

Mín. 21° Máx. 37°

Ter 37°C 21°C
Qua 37°C 21°C
Qui 39°C 22°C
Sex 36°C 22°C
Sáb 37°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras