
A cidade de Patos e municípios vizinhos serão beneficiários de uma ação ambiental importante, que contará com a participação de apenados da Penitenciária Padrão Romero Nóbrega: o plantio de mudas de árvores nativas da região, sobretudo do bioma caatinga. O projeto de reflorestamento, que ajuda na reintegração social de pessoas privadas de liberdade, é uma parceria da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Patos, por meio do Departamento de Engenharia Florestal.
A supervisão do projeto é da professora Patrícia Carneiro Souto, que coordena o viveiro, e de Manoella de Queiroz Rodrigues Limeira, secretária do Meio Ambiente da Prefeitura de Patos. A princípio o projeto vai trabalhar com as espécies nativas Juazeiro (Sarcomphalus joazeiro (Mart) Hauenschild); Ipê roxo (Handroanthus impetiginosus (Mart Ex DC.) Mattos; Catingueira (Cenostigma bracteosa (Tul.) L.P. Queiroz).
O projeto de reflorestamento é uma parceria da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Patos, por meio do Departamento de Engenharia Florestal. (Foto: divulgação/Secom-PB).
Na própria unidade prisional, quatro apenados selecionados já trabalham na quebra da dormência das sementes e plantio destas, culminando com o surgimento das mudas das plantas. Os reeducandos envolvidos no projeto estão cultivando um pomar com as espécies frutíferas: goiaba, graviola, laranja, limão, acerola, pinha e pitanga, frutas que fortalecerão a qualidade nutricional das refeições diárias.
O secretário da Administração Penitenciária, Sérgio Fonseca, parabenizou a iniciativa da direção do Presídio Romero da Nóbrega pela relevante ação no campo ambiental. “Contribuir com o reflorestamento de áreas em Patos e outras cidades circunvizinhas, tendo a UFCG e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente como parceiras, é gratificante para a Seap pela dimensão da causa e pela inclusão social de pessoas privadas de liberdade. Tal ação é mais um resultado que está de acordo com o que estabelece o Planejamento Estratégico da Secretaria da Administração Penitenciária, ou seja, somar esforços, buscar parceiros e promover a reinserção social de pessoas”, pontuou.
O gerente executivo da Ressocialização, João Sitonio Rosas, assegurou que a GER apoia integralmente o projeto e já está envolvida nesta nova ação de inclusão social.
O diretor da Penitenciária Romero Nóbrega, Manoel Eudes Osório, agradeceu as parcerias e o apoio da Seap e afirmou que a equipe da unidade prisional está empenhada na ação que pode fazer a diferença na caatinga da região a médio e longo prazo e que os apenados selecionados estão abraçando a ideia com entusiasmo. Adiantou que outras iniciativas visando a reintegração social dos presos estão sendo elaboradas.


Secom-pb
INFRAESTRUTURA Moradores relatam galeria estourada e cobram solução no bairro da Maternidade, em Patos
PROGRAMA PAI Entrega de cartões do PAI beneficia novas mães e reforça cuidado com a primeira infância em Patos
LITERATURA Escritor patoense lança pré-venda de livro de poemas minimalistas “SÓS”
SAÚDE Hospital Regional de Patos busca familiares de paciente internado após acidente de bicicleta
ALERTA NAS RODOVIAS Equipe do Patos Online flagra cavalos soltos às margens da BR-361, em Patos
PAVIMENTAÇÃO Prefeitura de Patos autoriza pavimentação de 18 ruas em quatro bairros da cidade
DOAÇÃO Destinação do Imposto de Renda pode fortalecer projetos sociais para crianças e adolescentes em Patos; veja como funciona
Negativa Secretário de Administração nega criação de novas secretarias pelo prefeito Jacob Souto
Vacinação Prefeitura de Patos realiza Dia D de vacinação contra Influenza neste sábado (18) Mín. 21° Máx. 33°