
A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Ambiental, realizou na manhã desta sexta-feira (16), uma atividade de campo na comunidade rural Campo Comprido.
De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental, José Júnior de Medeiros, o procedimento adotado funciona como armadilha no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e o vírus zika.
De Medeiros explicou que essa estratégia foi adotada como projeto piloto, mas que possui grande chance de gerar bons resultados.
A ideia é atrair o mosquito fêmea para depositar os ovos. Esses ovos vão eclodir e virar larvas, que após isso descem para a parte inferior da armadilha, ficando presas até que fiquem na fase adulta e morram.
Portanto, trata-se de uma metodologia implantada pela saúde municipal para reforçar o trabalho de combate e eliminação do vetor da dengue, chikungunya e zika.
A cada quinze dias os agentes de endemias recolhem as larvas e levam para análise laboratorial. Dessa forma, acontece o monitoramento e redução dos índices de infestação na localidade, como destacou o supervisor de área, RanchelIi.
Após os primeiros resultados, a Vigilância Ambiental vai planejar a implantação das armadilhas em outras comunidades rurais e também no perímetro urbano.
Coordecom
Arborização SEMADS intensifica arborização urbana com plantio de mudas em diversos pontos de Patos
Pesquisa de preços Pesquisa do Procon aponta redução do valor do quilo da laranja e aumento no quilo da maçã. Verifique outros produtos
Afastamento médico Jornalista Marcos Oliveira explica ausência da bancada da Rádio Espinharas e fala sobre cirurgia de vesícula
Entrega de alimentos Entrega do PAA beneficia mais de 900 famílias e reforça segurança alimentar no município
Preocupação Açude do Jatobá tem pouco mais de 1,5 milhão de metros cúbicos de água
Balanço UPA Otávio Pires Lacerda realiza mais de 60 mil atendimentos médicos em 2025
Inauguração Nabor participa de reabertura da Casa da Cidadania e destaca importância dos serviços para o Sertão
Questionamentos Morador da Rua do Prado questiona reposição de poste removido na localidade
Denúncia Sindicato denuncia retenção de macas do SAMU no Hospital Regional de Patos; direção emite nota e se posiciona Mín. 23° Máx. 36°