A presidente da associação Amigas Viva a Vida, Hígia Lucena, procurou a imprensa para denunciar a ausência de realização de mamografia através do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade de Patos.
Hígia relatou que o mamógrafo que funcionava na Maternidade Dr. Peregrino Filho está quebrado há 6 meses e trazendo enormes prejuízos à saúde da mulher que precisa realizar exames para diagnóstico do câncer de mama.
Na presença do Ministro da Saúde Marcelo Queiroga, representantes da Amigas Viva a Vida pediram que que o serviço seja normalizado, pois o problema do não funcionamento do mamógrafo está prejudicando as mulheres de Patos e de toda a região do sertão paraibano.
“Meu apelo é de os políticos, as pessoas que estão no poder, tomem as providências para resolver essa questão do mamógrafo, pois faz seis meses que estamos enfrentando esse problema...não sei como as mulheres estão fazendo essas mamografias. É um dever social nosso de lutar...eu faço um apelo ao Ministro e aos nossos deputados e aos representantes do Governador para resolver para que o mamógrafo funcione. É imoral o que está havendo…”, relatou Hígia Lucena.
A reportagem foi em busca de informações e soube que o atual mamógrafo teve uma peça danificada. Como o equipamento é antigo, não tem mais a peça no mercado. A solução é mesmo a locação de um novo mamógrafo ou mesmo a aquisição para a Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba. A direção da Maternidade Dr. Peregrino Filho está buscando resolver o problema, porém, sem data definida para resolutividade.
Jozivan Antero - Patosonline.com
Arborização SEMADS intensifica arborização urbana com plantio de mudas em diversos pontos de Patos
Pesquisa de preços Pesquisa do Procon aponta redução do valor do quilo da laranja e aumento no quilo da maçã. Verifique outros produtos
Afastamento médico Jornalista Marcos Oliveira explica ausência da bancada da Rádio Espinharas e fala sobre cirurgia de vesícula
Entrega de alimentos Entrega do PAA beneficia mais de 900 famílias e reforça segurança alimentar no município
Preocupação Açude do Jatobá tem pouco mais de 1,5 milhão de metros cúbicos de água
Balanço UPA Otávio Pires Lacerda realiza mais de 60 mil atendimentos médicos em 2025
Inauguração Nabor participa de reabertura da Casa da Cidadania e destaca importância dos serviços para o Sertão
Questionamentos Morador da Rua do Prado questiona reposição de poste removido na localidade
Denúncia Sindicato denuncia retenção de macas do SAMU no Hospital Regional de Patos; direção emite nota e se posiciona Mín. 23° Máx. 36°