
Há seis anos, a sra. Maria Zélia de Sousa, 83 anos, residente no Município de Patos, se submeteu a uma cirurgia de troca de válvula mitral e vivia sua vida normal, porém, há cerca de 15 dias, ela começou a apresentar sinais que apontaram que era chegado o momento de substituir a prótese, que tem um tempo de vida útil.
A paciente, que estava internada no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos, foi removida nesta quarta-feira, dia 21, para o Hospital Metropolitano de Santa Rita, unidade referenciada para esse tipo de intervenção.

O inusitado desta história é que a paciente foi transferida por via aérea, no helicóptero Acauã, da Polícia Militar da Paraíba. A ação com segurança e com todo o aparato médico e tecnológico foi bem sucedida e a senhora Maria Zélia foi recebida pela equipe do cirurgião cardiointervencionista, Dr. Antônio Pedrosa, numa operação inédita até então para a equipe do Complexo Hospitalar Regional.
A diretora técnica do Complexo, Dra. Jaqueline Andrade, uma das responsáveis pela operação batizada de ‘Salva Vida”, explica que a paciente teve todo o suporte clínico sintomático enquanto permaneceu na unidade até que a transferência aérea fosse viabilizada. “Ela não teria condições de ser transportada por via terrestre devido a gravidade do quadro e assim que constatamos isso, iniciamos os esforços para garantir esse transporte aéreo e assegurar a rapidez dessa regulação”, explica a médica, agradecendo o apoio do prefeito de Patos, Nabor Wanderley, que foi decisivo na agilidade da obtenção da aeronave que fez o transporte.
“Era um caso muito grave e o tempo, neste momento, era crucial”, destaca a médica, complementando que após a cirurgia da troca da válvula a paciente voltará a ter vida normal.
Além de assegurar o transporte aéreo da paciente, que saiu da unidade em direção ao aeroporto às 14h, o Complexo ainda assegurou que ela fizesse todo o trajeto até o Hospital Metropolitano em segurança, sendo assistida pelo médico. Dr. Diego Varella, Coordenador da Clínica Médica da unidade e pela enfermeira Júlia Maria César.
A paciente chegou ao Metropolitano às 16h50 e foi recebida pela equipe médica do Dr. Antônio Pedrosa, especialista no tipo de procedimento cardíaco que a Sra. Maria Zélia de Sousa necessita.
“Foi um dia atípico, nós nunca tínhamos feito uma ação desta natureza, mas, graças a Deus, tudo ocorreu dentro das expectativas e a nossa paciente terá o tratamento adequado para restabelecer sua saúde e qualidade de vida. Quero agradecer a todos os profissionais que se envolveram e não mediram esforços para que a ação fosse um sucesso, especialmente, a nossa diretora técnica, Dra. Jaqueline, que se empenhou, inclusive, na captação da aeronave e acompanhou a paciente até o aeroporto, entregando-a aos cuidados de Dr. Diego que teve a nobre missão de acompanhá-la durante a viagem até o Metropolitano”, disse o diretor geral do Complexo Francisco Guedes.
ASCOM
Edição: Jozivan Antero - Patosonline.com
Pesquisa de preços Pesquisa do Procon aponta redução do valor do quilo da laranja e aumento no quilo da maçã. Verifique outros produtos
Afastamento médico Jornalista Marcos Oliveira explica ausência da bancada da Rádio Espinharas e fala sobre cirurgia de vesícula
Entrega de alimentos Entrega do PAA beneficia mais de 900 famílias e reforça segurança alimentar no município
Preocupação Açude do Jatobá tem pouco mais de 1,5 milhão de metros cúbicos de água
Balanço UPA Otávio Pires Lacerda realiza mais de 60 mil atendimentos médicos em 2025
Inauguração Nabor participa de reabertura da Casa da Cidadania e destaca importância dos serviços para o Sertão
Questionamentos Morador da Rua do Prado questiona reposição de poste removido na localidade
Denúncia Sindicato denuncia retenção de macas do SAMU no Hospital Regional de Patos; direção emite nota e se posiciona
Falta de água Moradores de São Mamede denunciam falta de água há vários dias e cobram providências da Cagepa Mín. 23° Máx. 36°