
Moradores do residencial Itatiunga, localizado na Zona Oeste de Patos, encaminharam um vídeo ao Patosonline.com, para mostrar a grande quantidade de besouros nas residências, onde a principal suspeita é que se trata do inseto conhecido como “barbeiro”, responsável pela transmissão da Doença de Chagas.
Nas imagens é possível perceber as paredes de uma residência do conjunto completamente tomadas pelo inseto, gerando medo e risco de uma eventual contaminação aos moradores.
Durante a gravação das imagens, o homem relata ter sido surpreendido pela grande quantidade do inseto nas frechas dos tijolos, nas paredes, e no muro de sua residência.
Um outro vídeo encaminhado a nossa produção, mostra o grande número de buracos existentes na rua principal que dá acesso ao conjunto, o que vem dificultando o trânsito dos veículos que circulam diariamente no residencial.
Segundo relatos dos moradores, a rua já está toda esburacada, provocando o desvio do trânsito para a segunda rua, que também já está tendo dificuldades de acesso as residências.
SOBRE O BARBEIRO
O período de chuvas é propício à proliferação do barbeiro, inseto transmissor da doença de Chagas. Para evitar o aumento da quantidade do inseto, é necessário que sejam feitos a inspeção e controle por parte dos órgãos de saúde.
Para prevenir a doença, é necessário fazer o controle do besouro nas residências. Isso inclui frestas em paredes, assoalho ou forro, buracos, entulhos encostados em muros, atrás de quadros ou embaixo de colchões.
O barbeiro funciona como uma espécie de intermediário entre o protozoário e o ser humano. O inseto pica um animal silvestre já infectado e depois transmite a doença para as pessoas.



Por Genival Junior - Patosonline.com
Pesquisa de preços Pesquisa do Procon aponta redução do valor do quilo da laranja e aumento no quilo da maçã. Verifique outros produtos
Afastamento médico Jornalista Marcos Oliveira explica ausência da bancada da Rádio Espinharas e fala sobre cirurgia de vesícula
Entrega de alimentos Entrega do PAA beneficia mais de 900 famílias e reforça segurança alimentar no município
Preocupação Açude do Jatobá tem pouco mais de 1,5 milhão de metros cúbicos de água
Balanço UPA Otávio Pires Lacerda realiza mais de 60 mil atendimentos médicos em 2025
Inauguração Nabor participa de reabertura da Casa da Cidadania e destaca importância dos serviços para o Sertão
Questionamentos Morador da Rua do Prado questiona reposição de poste removido na localidade
Denúncia Sindicato denuncia retenção de macas do SAMU no Hospital Regional de Patos; direção emite nota e se posiciona
Falta de água Moradores de São Mamede denunciam falta de água há vários dias e cobram providências da Cagepa Mín. 23° Máx. 36°