A Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME), impetrada pelo Ministério Público Estadual (MPE), através do Promotor de Justiça Dr. Uirassu Medeiros, que pede a cassação das chapas de vereadores que são acusados de cometerem fraudes nas eleições de 2.020 no Município de Patos, está em andamento na Justiça Eleitoral.
O processo ajuizado tem o número 0600043-40.2021.6.15.0028 e segue em segredo de justiça conforme determinado por lei. Após a cassação do vereador Marcos Alexandre, do PSD, de Goiana (PE), que foi acusado de compor chapa com candidaturas “laranjas”, os interessados nas ações por todo o Nordeste se animaram e esperam que o fato de as cassações também se concretizem em Patos.
Em Diamante, o juiz eleitoral Antônio Eugênio Leite Ferreira Neto, da 42ª Zona de Itaporanga, determinou a cassação dos mandatos de três vereadores do município de Diamante, sertão paraibano, após acatar denúncia de que houve uma candidatura ''laranja'' na coligação do partido Republicanos.
Na cidade de Patos, os acusados de serem candidatos em chapas compostas por candidaturas consideradas fictícias, as chamadas popularmente de candidaturas Laranjas, com finalidade de burlar a cota de gênero, começaram a ser ouvidos pela Justiça Eleitoral. Um candidato que colocou a esposa e a cunhada para preencher a chapa foi ouvido. A esposa e a cunhada não tiveram votos e o fato caracterizou como candidaturas laranjas.
Caso a Justiça Eleitoral acate a denúncia do MPE que pede a cassação das chapas de vereadores, a Câmara Municipal de Patos pode ter uma mudança significativa na composição, pois existe possibilidade de que 8 dos atuais 17 vereadores percam seus mandatos conseguidos de forma irregular e burlando a Lei.
Jozivan Antero - Patosonline.com
Pesquisa de preços Pesquisa do Procon aponta redução do valor do quilo da laranja e aumento no quilo da maçã. Verifique outros produtos
Afastamento médico Jornalista Marcos Oliveira explica ausência da bancada da Rádio Espinharas e fala sobre cirurgia de vesícula
Entrega de alimentos Entrega do PAA beneficia mais de 900 famílias e reforça segurança alimentar no município
Preocupação Açude do Jatobá tem pouco mais de 1,5 milhão de metros cúbicos de água
Balanço UPA Otávio Pires Lacerda realiza mais de 60 mil atendimentos médicos em 2025
Inauguração Nabor participa de reabertura da Casa da Cidadania e destaca importância dos serviços para o Sertão
Questionamentos Morador da Rua do Prado questiona reposição de poste removido na localidade
Denúncia Sindicato denuncia retenção de macas do SAMU no Hospital Regional de Patos; direção emite nota e se posiciona
Falta de água Moradores de São Mamede denunciam falta de água há vários dias e cobram providências da Cagepa Mín. 23° Máx. 36°