Neste sábado, 1º de maio, Dia Internacional do Trabalhador, entidades representativas e políticas se preparam para realizar ato em alusão a data na cidade de Patos.
Após reunião remota com lideranças sindicais, de movimentos sociais e políticas, os presentes decidiram que haverá um ato público a partir das 08h30 na Praça Edvaldo Mota, a popular Praça do CEPA, Centro de Patos. A atividade será com algumas representações para evitar aglomeração em decorrência da pandemia do novo coronavírus, COVID 19. O evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais.
Veja a íntegra da nota pública!
NOTA POLÍTICA SOBRE O DIA INTERNACIONAL DO TRABALHADOR
Vivemos mais uma profunda crise do modo de produção capitalista, que coloca o lucro acima de tudo. Desta vez, agravada pela pandemia do novo coronavírus que, só no Brasil, já ceifou a vida de quase 400 mil brasileiros e brasileiras. Ao mesmo tempo, a esmagadora parcela da classe política trabalha a serviço dos interesses da elite econômica capitalista. Basta observar o corte de dinheiro em investimentos públicos e as reformas dos últimos anos – trabalhista, previdenciária e a administrativa em curso – que atacam duramente o nosso povo.
Dados oficiais apontam que quase 15 milhões de brasileiros perderam o emprego e que outros 6 milhões desistiram de procurar, pois não encontram. Resultado: a informalidade cresceu de forma exponencial e nas ruas se vê o reflexo disso com camelôs, vendedores ambulantes, prostituição, catadores de lixo e pedintes, além de aumento de furtos e vários outros delitos. A falta de trabalho atinge mais de 32 milhões de pessoas.
A desigualdade social é gritante! Mas, enquanto os trabalhadores sofrem, os ricos ficaram mais ricos. O Brasil pulou de 45 em 2.020 para 65 bilionários em 2.021. Esses “homens” têm juntos o equivalente a 219,1 Bilhões de Reais. Eles têm um quinto da riqueza do país. Para eles, o paraíso é aqui mesmo no planeta Terra.
Não podemos deixar a desesperança e a apatia atingir os lutadores sociais. Faz-se necessária nossa união pelas seguintes bandeiras emergenciais: vacina já! Amplo auxílio emergencial de 600,00 e fora Bolsonaro. Este presidente e sua família estão atolados em escândalos e têm sobre seus ombros a responsabilidade pelas consequências severas da pandemia da Covid-19 no Brasil: fome e morte.
Temos a compreensão de que os trabalhadores e trabalhadoras, pela sua força de trabalho e inteligência, são os verdadeiros responsáveis pela produção de tudo que está à disposição da humanidade para consumo e sobrevivências. Portanto, é imprescindível a organização e luta contra um modelo de produção que explora quem produz e beneficia quem quase nada faz. Também é imprescindível a união de forças para dar um basta ao governo irresponsável e anti-povo de Bolsonaro. Não podemos ter medo e nos calar!
Patos/PB, 28 de abril de 2021
Viva o Dia Internacional dos Trabalhadores!
Vacinas para todos!
Auxílio emergencial para quem precisa!
Fora Bolsonaro!
SINTECT-PB (Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos na Paraíba)
SINFEMP (Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região)
SINTEENP (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino Privado da Paraíba)
STIUPB (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da Paraíba)
CTB/PB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na Paraíba)
Núcleo de Servidores Públicos da Unidade Popular (UP) em Patos/PB
Vereador Zé Gonçalves – Mandato Popular e de Luta
Jozivan Antero - Patosonline.com
Pesquisa de preços Pesquisa do Procon aponta redução do valor do quilo da laranja e aumento no quilo da maçã. Verifique outros produtos
Afastamento médico Jornalista Marcos Oliveira explica ausência da bancada da Rádio Espinharas e fala sobre cirurgia de vesícula
Entrega de alimentos Entrega do PAA beneficia mais de 900 famílias e reforça segurança alimentar no município
Preocupação Açude do Jatobá tem pouco mais de 1,5 milhão de metros cúbicos de água
Balanço UPA Otávio Pires Lacerda realiza mais de 60 mil atendimentos médicos em 2025
Inauguração Nabor participa de reabertura da Casa da Cidadania e destaca importância dos serviços para o Sertão
Questionamentos Morador da Rua do Prado questiona reposição de poste removido na localidade
Denúncia Sindicato denuncia retenção de macas do SAMU no Hospital Regional de Patos; direção emite nota e se posiciona
Falta de água Moradores de São Mamede denunciam falta de água há vários dias e cobram providências da Cagepa Mín. 23° Máx. 36°