
Com a entrada do mês de maio, diversas entidades que participam das atividades voltadas ao Maio Laranja, quando se trabalha o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, se articulam para a defesa da temática.
Em Patos, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA, busca ampliar com o apoio do poder público e diversas instituições sociais, o debate que a cada ano tem pautado estados e municípios no enfrentamento do problema.
No ano de 2015, a vereadora Nadir Rodrigues conheceu o trabalho do maio laranja desenvolvido pela assistente social Juliana Freitas, da cidade de Malta, e apresentou um Projeto de Lei no município de Patos, sancionado pela então prefeita Francisca Mota.
Atualmente, vários municípios estão aprimorando suas legislações em relação ao assunto.
SOBRE O 18 DE MAIO
Foi criado em 2000, o Dia Nacional, todo 18 de maio, para lembrar um caso bárbaro que aconteceu em 1973: O da menina Araceli, do Espírito Santo, que tinha 8 anos quando foi raptada, torturada, estuprada e morta.
Os acusados de seu crime foram absolvidos pela Justiça e tudo indica que ficaram impunes por serem de classe média alta e terem influências políticas.
A proposta deste dia é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.
Por Patosonline.com
Afastamento médico Jornalista Marcos Oliveira explica ausência da bancada da Rádio Espinharas e fala sobre cirurgia de vesícula
Entrega de alimentos Entrega do PAA beneficia mais de 900 famílias e reforça segurança alimentar no município
Preocupação Açude do Jatobá tem pouco mais de 1,5 milhão de metros cúbicos de água
Balanço UPA Otávio Pires Lacerda realiza mais de 60 mil atendimentos médicos em 2025
Inauguração Nabor participa de reabertura da Casa da Cidadania e destaca importância dos serviços para o Sertão
Questionamentos Morador da Rua do Prado questiona reposição de poste removido na localidade
Denúncia Sindicato denuncia retenção de macas do SAMU no Hospital Regional de Patos; direção emite nota e se posiciona
Falta de água Moradores de São Mamede denunciam falta de água há vários dias e cobram providências da Cagepa
Descarte irregular Internauta denuncia descarte irregular de lixo e entulho diário em terreno baldio em Patos Mín. 23° Máx. 36°