
A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Ambiental, segue intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Na última quinta-feira, dia 29 de abril, equipes da Vigilância Ambiental realizaram uma ação decontrole biológico com uso de piabas para o controle da população de larvas e poupas do vetor. A vantagem desse controle é que não polui o meio ambiente, não é tóxico, e possui 100% de eficácia.
O coordenador da Vigilância Ambiental de Patos, José Júnior de Medeiros, explicou que os peixes consomem as larvas do mosquito, e desta forma reduzem a proliferação do Aedes.
Além do controle biológico, os agentes de endemias realizam outras mobilizações de prevenção contra o mosquito, como visitas domiciliares, repasse de informações de prevenção, aplicação de inseticida em locais estratégicos como cemitérios e borracharias, terrenos baldios, sucatas, dentre outros.
As formas mais comuns de contribuir para reduzir focos do mosquito da dengue é manter o lixo bem acondicionado e descartado em locais corretos, bem como eliminar recipientes que possam acumular água, e ainda limpar as caixas d´água periodicamente.
Coordecom
Afastamento médico Jornalista Marcos Oliveira explica ausência da bancada da Rádio Espinharas e fala sobre cirurgia de vesícula
Entrega de alimentos Entrega do PAA beneficia mais de 900 famílias e reforça segurança alimentar no município
Preocupação Açude do Jatobá tem pouco mais de 1,5 milhão de metros cúbicos de água
Balanço UPA Otávio Pires Lacerda realiza mais de 60 mil atendimentos médicos em 2025
Inauguração Nabor participa de reabertura da Casa da Cidadania e destaca importância dos serviços para o Sertão
Questionamentos Morador da Rua do Prado questiona reposição de poste removido na localidade
Denúncia Sindicato denuncia retenção de macas do SAMU no Hospital Regional de Patos; direção emite nota e se posiciona
Falta de água Moradores de São Mamede denunciam falta de água há vários dias e cobram providências da Cagepa
Descarte irregular Internauta denuncia descarte irregular de lixo e entulho diário em terreno baldio em Patos Mín. 23° Máx. 36°