Foi inaugurada na manhã de ontem, quarta-feira (16), na sede do PROCON Patos, a Unidade IV da Biblioteca Comunitária da cidade de Patos. A iniciativa é do Fórum Miguel Sátyro em parceria com a Prefeitura de Patos. As outras três unidades da biblioteca estão localizadas no próprio Fórum, no Rodoshopping, e no Hospital Infantil Noaldo Leite.
Para simbolizar a abertura do local, foi promovida uma pequena solenidade que contou com a participação de todo corpo de funcionários do PROCON, secretários municipais, vereadores, servidores do judiciário e da juíza diretora do Fórum, Dra. Joscileide Ferreira de Lira.
A abertura destas salas de leitura visam, de acordo com a idealizadora do projeto, a técnica judiciária Terezinha Vita, abrir canais comunitários de incentivo à leitura na cidade.
“O objetivo dessa biblioteca é levar a leitura ao maior número de pessoas possível, e criar um cantinho da leitura na nossa comunidade. Nosso projeto vem obtendo bastante êxito, pois a nossa ideia inicial era apenas abrir a unidade do fórum, e com sucesso da ideia nós já estamos hoje abrindo a nossa quarta unidade,” disse a servidora.
O PROCON Patos é o primeiro órgão municipal a receber a iniciativa. Segundo o secretário da pasta, Mainar Júnior, desde que foi pensada sua instalação, o setor de Educação para o Consumo iniciou uma campanha de arrecadação de livros para o cantinho que seria ali instalado.
“O PROCON Municipal de Patos a convite do poder judiciário do Estado da Paraíba está disponibilizando a partir de hoje o cantinho da leitura. Esse espaço tem o objetivo de incentivar e disseminar a leitura em nossa população. Os livros todos aqui são de provenientes de doação. Além de fazer a leitura aqui, a nossa política de acesso a aos livros também será de troca, onde quem tem um livro em casa que já tenha lido, poderá trazer e trocar por algum que tenha aqui e que ela tenha interesse de ler. Assim a gente mantém o acervo atualizado e estabelece essa dinâmica de leitura,” comentou Mainar.
Para a juíza Dra. Joscileide Ferreira, a leitura estimula o processo de desenvolvimento de uma comunidade, além de promover e ampliar o acesso à cultura. “Essa já é a nossa quarta unidade. Ler é fundamental, hoje vivemos tempos que diante de tantas redes sociais os livros estão esquecidos, então é importante incentivar a leitura, pois a leitura é uma fonte inesgotável de conhecimento,” afirmou a juíza.
Podem ser encontrados no acervo volumes de diferentes gêneros literários. A iniciativa também está aberto à doações da população de forma geral.


Corodecom
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°