
A educação brasileira vivencia atualmente a ruptura dos seus maiores paradigmas na prática pedagógica em sala de aula, da rotina dos professores, metodologias e métodos avaliativos.
O profissionais da educação, especialmente os professores e coordenadores, tornaram-se profissionais multimídias, dominando as tecnologias das mais diversas ferramentas digitais e plataformas de ensino, para que fosse oferecido aos alunos uma experiência educacional enriquecedora. Apesar das dificuldades evidenciadas nas escolas públicas e por alguns profissionais, as famílias tiveram pela primeira vez nesta geração, a oportunidade de observar, intervir e educar os filhos durante as aulas em suas casas. Isso foi e está sendo de grande relevância, além da oportunidade da família em conhecer mais de perto o trabalho de cada professor, o que aumenta a nossa responsabilidade em cada aula oferecida.
O Colégio Ágape, em Patos, PB, por exemplo, utiliza as plataformas digitais do Google Sala de Aula, Google Meet e do Portal Iônica, da Editora FTD, que possui uma série de ferramentas, como infográficos e mapas animados, vídeos e animações que dinamizam as aulas e interagem com os alunos, além do acesso ao livro digital. Além desta plataforma, a escola possui o Escola WEB, que oferece as famílias a mais eficiente comunicação com a escola, onde o aluno tem acesso ao boletim, notas, trabalhos, atividades, tarefas de casa, agenda, etc. Além de tudo isso, há toda uma estratégia de formação de professores para a utilização de ferramentas disponíveis gratuitamente na internet, como, por exemplo, o kahoot, que através da Gamificação.
Para que os recursos acima sejam plenamente utilizados, o Colégio Ágape investe continuamente em formação pedagógica da equipe em metodologias ativas na educação e em novas tecnologias educacionais, pois sabemos que essas rotinas e processos pedagógicos continuarão, mesmo as aulas retornando presencialmente, fazendo parte do nosso dia a dia.
Outro desafio que as escolas particulares estão enfrentando refere-se à aplicabilidade dos protocolos sanitários de segurança. Nesse sentido, o Colégio Ágape em respeito ao bem-estar dos alunos, funcionários e professores, investiu em todos os equipamentos e procedimentos necessários para que a escola oferecesse um retorno seguro e eficaz, pois de acordo com o artigo publicado na Revista Nature (Disponível aqui) , mostrou que o ambiente escolar talvez não seja um local tão perigoso para disseminação da COVID-19.
"Não existe transmissão zero ou risco zero. Mas o risco de infecção na escola é baixo, especialmente quando a transmissão na comunidade é baixa", diz pediatra Fiona Russell da Universidade de Melbourne, Austrália, que esteve envolvida no estudo de surtos escolares de Victoria.
Evidencia-se também os impactos na área da saúde. Um levantamento realizado na província chinesa de Xianxim com 320 crianças e adolescentes revela os efeitos psicológicos mais imediatos da pandemia: dependência excessiva dos pais (36% dos avaliados), desatenção (32%), preocupação (29%), problemas de sono (21%), falta de apetite (18%), pesadelos (14%) e desconforto e agitação (13%). No início do ano, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) atualizou suas recomendações para a saúde mental de crianças e adolescentes na era digital, reforçando que a exposição a celular, tablet e a e afins se restringisse a uma hora por dia entre 2 e 5 anos de idade e, no máximo, duas horas por dia entre 6 e 10 anos, sempre sob supervisão de adultos.
Diante desta realidade, o Colégio Ágape assumiu a responsabilidade em parceria com as famílias e alunos para que possamos passar pela pandemia com segurança sanitária, eficiência pedagógica e o cuidado já conhecido em Patos e região.

Assessoria
Entrega de alimentos Entrega do PAA beneficia mais de 900 famílias e reforça segurança alimentar no município
Preocupação Açude do Jatobá tem pouco mais de 1,5 milhão de metros cúbicos de água
Balanço UPA Otávio Pires Lacerda realiza mais de 60 mil atendimentos médicos em 2025
Inauguração Nabor participa de reabertura da Casa da Cidadania e destaca importância dos serviços para o Sertão
Questionamentos Morador da Rua do Prado questiona reposição de poste removido na localidade
Denúncia Sindicato denuncia retenção de macas do SAMU no Hospital Regional de Patos; direção emite nota e se posiciona
Falta de água Moradores de São Mamede denunciam falta de água há vários dias e cobram providências da Cagepa
Descarte irregular Internauta denuncia descarte irregular de lixo e entulho diário em terreno baldio em Patos
Eleição Sindicato do Comércio Varejista de Patos elege e empossa nova diretoria; Diniz é reconduzido à presidência Mín. 23° Máx. 36°