
O professor Jair Moisés, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Patos (UFCG/Patos), da Associação dos Docentes da Universidade Federal (ADUF-CG), relatou de forma angustiada sobre os profundos cortes que o Governo Federal vem promovendo na educação em todos os níveis, mas, principalmente, no ensino superior.

Recentemente, na Lei Orçamentária Anual (LOA), para 2.021, o Governo Federal fez mais um profundo corte que chegou a 1 Bilhão de Reais. Os cortes vêm ocorrendo ano após ano e já põe em risco a pesquisa, extensão, a assistência estudantil, que ajuda estudantes de baixa renda, além de prejudicar a infraestrutura nos serviços básicos essenciais como pagamento de água, energia, telefone e manutenção.
Para Jair Moisés, o presidente Jair Bolsonaro, juntamente com o MEC, vem promovendo um desmonte da universidade e da educação brasileira. “É inadmissível que se trate a educação como esse governo vem tratando. A nossa universidade, a UFCG, vai entrar em um momento crítico, muito crítico. Porque, possivelmente, nos próximos meses nós não teremos recursos, simplesmente, para pagar energia, para pagar telefone, para fazer a universidade funcionar de forma básica. A universidade não pode ser tratada dessa maneira..”, relatou Jair.
O professor fez um apelo para que a sociedade, os estudantes, os servidores e o povo em geral façam uma reflexão sobre essa forma que o Governo Federal vem tratando a universidade e a educação como um todo. “Fica aqui nossa indignação contra esse esfacelamento e esse tratamento que o Governo vem dando a universidade brasileira”, finalizou Jair.
Jozivan Antero - Patosonline.com
Entrega de alimentos Entrega do PAA beneficia mais de 900 famílias e reforça segurança alimentar no município
Preocupação Açude do Jatobá tem pouco mais de 1,5 milhão de metros cúbicos de água
Balanço UPA Otávio Pires Lacerda realiza mais de 60 mil atendimentos médicos em 2025
Inauguração Nabor participa de reabertura da Casa da Cidadania e destaca importância dos serviços para o Sertão
Questionamentos Morador da Rua do Prado questiona reposição de poste removido na localidade
Denúncia Sindicato denuncia retenção de macas do SAMU no Hospital Regional de Patos; direção emite nota e se posiciona
Falta de água Moradores de São Mamede denunciam falta de água há vários dias e cobram providências da Cagepa
Descarte irregular Internauta denuncia descarte irregular de lixo e entulho diário em terreno baldio em Patos
Eleição Sindicato do Comércio Varejista de Patos elege e empossa nova diretoria; Diniz é reconduzido à presidência Mín. 23° Máx. 36°