
Tem sido comum encontrar árvores com podas drásticas nas vias públicas da cidade de Patos. Os casos estão ocorrendo em ruas principais e de bastante movimentação. Com isso, a população tem reclamado da falta de fiscalização por parte da Secretaria de Meio Ambiente do Município.
A prática da poda drástica infringe o artigo 49 da Lei Federal, n° 9605/98 (Lei dos Crimes Ambientais): “Destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia”. Mesmo sendo crime ambiental várias pessoas fazem as podas sem levar em conta que podem responder criminalmente.
As plantas Neem têm sido as mais usadas nos canteiros centrais e, portanto, também as mais atingidas pelas podas drásticas. Apesar da árvore dividir opiniões diante de não ser nativa e representar uma ameaça pelo seu poder degradante do meio ambiente, em decorrência da quantidade excessiva destas e da proliferação sem controle, a poda drástica também é crime. Caso os cidadãos não queiram mais a árvore na porta de suas casas, a substituição deve ser comunicada à Secretaria de Meio Ambiente do Município de Patos.
Em contato com a secretária de Meio Ambiente do Município de Patos, Manoella Rodrigues, ela relatou que “quando a denúncia chega a nossa secretaria ela é protocolada e apurada. Além da fiscalização, a equipe de educação ambiental também vai ao local para fazer uma conscientização. No entanto, a demanda é grande e só temos 2 fiscais. Sendo assim a visita não é imediata, mas todas as que chegam a secretaria são apuradas”.
Jozivan Antero - Patosonline.com
Entrega de alimentos Entrega do PAA beneficia mais de 900 famílias e reforça segurança alimentar no município
Preocupação Açude do Jatobá tem pouco mais de 1,5 milhão de metros cúbicos de água
Balanço UPA Otávio Pires Lacerda realiza mais de 60 mil atendimentos médicos em 2025
Inauguração Nabor participa de reabertura da Casa da Cidadania e destaca importância dos serviços para o Sertão
Questionamentos Morador da Rua do Prado questiona reposição de poste removido na localidade
Denúncia Sindicato denuncia retenção de macas do SAMU no Hospital Regional de Patos; direção emite nota e se posiciona
Falta de água Moradores de São Mamede denunciam falta de água há vários dias e cobram providências da Cagepa
Descarte irregular Internauta denuncia descarte irregular de lixo e entulho diário em terreno baldio em Patos
Eleição Sindicato do Comércio Varejista de Patos elege e empossa nova diretoria; Diniz é reconduzido à presidência Mín. 23° Máx. 36°