
Na movimentada Rua Oscar Torres, número 526, Bairro Liberdade, em Patos, moram as irmãs Maria das Neves Amorim e Inácia Maria Amorim, de 103 e 91 anos de idade, respectivamente. As idosas são aposentadas e cada uma recebe um salário mínimo para garantir o sustento e viver o resto da vida com dignidade, mas a situação está cada vez mais dura diante de inúmeras dificuldades.

As idosas residem na casa com Paulo Amorim, de 64 anos, que é filho de Maria das Neves. Como Paulo tem problemas de saúde e não dispõe de renda alguma, pois está desempregado e tem mobilidade reduzida, a família conta com a ajuda de Maria Izabel Reinaldo, cuidadora de Maria das Neves que é acamada e depende das mãos de terceiros para se alimentar, ter higiene pessoal, tomar medicamentos e todas as questões mais elementares do dia a dia. A cuidadora recebe R$ 700,00 por mês.
Maria Izabel cozinha, lava roupa e louça, arruma a casa, vai na farmácia, dá banho na idosa e acaba cuidando também de Inácia Maria. Ela se queixa que Paulo acaba mais atrapalhando que ajudando e é displicente com a mãe e a tia. A justiça nomeou uma curadora que recebe as aposentadorias e com o dinheiro paga as despesas de água, luz, remédios, roupas, feira, material de limpeza, a cuidadora e o que mais surgir, mas, de acordo com todos, o dinheiro está cada vez sem atender as necessidades básicas da família.
A vizinha das idosas é a senhora Natália Gomes, de 79 anos. Ela é uma das que acaba ajudando também e relata que o salário é pouco para as duas. “O filho não ajuda quase em nada e ele também é doente. Ele era sapateiro, mas hoje não pode mais fazer nada…a cuidadora faz muito pelo pouco que recebe e com ela é dez vezes melhor que num abrigo. O que ela ganha aqui é pouco e ainda cuida de outra idosa em outro local porque só daqui não dá para ela viver”, comenta Natália.
“...o dinheiro é pouco...minha irmã desse jeito! A situação é triste, mas Deus é pai. Eu tenho esse problema de saúde e vamos vivendo. Minha família mora longe daqui. A gente vai ficando velho...fica difícil tudo…”, fala Inácia Maria que é lúcida, mas às vezes confunde questões corriqueiras. A idosa comemora que a casa é dela e que não paga aluguel, pois foi dada há muitos anos por Francisco Germano (em memória).
Jozivan Antero - Patosonline.com
Entrega de alimentos Entrega do PAA beneficia mais de 900 famílias e reforça segurança alimentar no município
Preocupação Açude do Jatobá tem pouco mais de 1,5 milhão de metros cúbicos de água
Balanço UPA Otávio Pires Lacerda realiza mais de 60 mil atendimentos médicos em 2025
Inauguração Nabor participa de reabertura da Casa da Cidadania e destaca importância dos serviços para o Sertão
Questionamentos Morador da Rua do Prado questiona reposição de poste removido na localidade
Denúncia Sindicato denuncia retenção de macas do SAMU no Hospital Regional de Patos; direção emite nota e se posiciona
Falta de água Moradores de São Mamede denunciam falta de água há vários dias e cobram providências da Cagepa
Descarte irregular Internauta denuncia descarte irregular de lixo e entulho diário em terreno baldio em Patos
Eleição Sindicato do Comércio Varejista de Patos elege e empossa nova diretoria; Diniz é reconduzido à presidência Mín. 22° Máx. 35°