Domingo, 06 de Outubro de 2024
Dr. Jeann Santiago
Onco Patos
UNIFIP
Locais Locais

Irmãs com 103 e 91 anos de idade vivem dura realidade na cidade de Patos

24/05/2021 às 16h04
Por: PATOS ONLINE Fonte: Jozivan Antero - Patosonline.com
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na movimentada Rua Oscar Torres, número 526, Bairro Liberdade, em Patos, moram as irmãs Maria das Neves Amorim e Inácia Maria Amorim, de 103 e 91 anos de idade, respectivamente. As idosas são aposentadas e cada uma recebe um salário mínimo para garantir o sustento e viver o resto da vida com dignidade, mas a situação está cada vez mais dura diante de inúmeras dificuldades.

Continua após a publicidade
Maria das Neves, 103 anos de idade

As idosas residem na casa com Paulo Amorim, de 64 anos, que é filho de Maria das Neves. Como Paulo tem problemas de saúde e não dispõe de renda alguma, pois está desempregado e tem mobilidade reduzida, a família conta com a ajuda de Maria Izabel Reinaldo, cuidadora de Maria das Neves que é acamada e depende das mãos de terceiros para se alimentar, ter higiene pessoal, tomar medicamentos e todas as questões mais elementares do dia a dia. A cuidadora recebe R$ 700,00 por mês.

Maria Izabel cozinha, lava roupa e louça, arruma a casa, vai na farmácia, dá banho na idosa e acaba cuidando também de Inácia Maria. Ela se queixa que Paulo acaba mais atrapalhando que ajudando e é displicente com a mãe e a tia. A justiça nomeou uma curadora que recebe as aposentadorias e com o dinheiro paga as despesas de água, luz, remédios, roupas, feira, material de limpeza, a cuidadora e o que mais surgir, mas, de acordo com todos, o dinheiro está cada vez sem atender as necessidades básicas da família.

Continua após a publicidade
Banner Dra Priscylla

A vizinha das idosas é a senhora Natália Gomes, de 79 anos. Ela é uma das que acaba ajudando também e relata que o salário é pouco para as duas. “O filho não ajuda quase em nada e ele também é doente. Ele era sapateiro, mas hoje não pode mais fazer nada…a cuidadora faz muito pelo pouco que recebe e com ela é dez vezes melhor que num abrigo. O que ela ganha aqui é pouco e ainda cuida de outra idosa em outro local porque só daqui não dá para ela viver”, comenta Natália.

“...o dinheiro é pouco...minha irmã desse jeito! A situação é triste, mas Deus é pai. Eu tenho esse problema de saúde e vamos vivendo. Minha família mora longe daqui. A gente vai ficando velho...fica difícil tudo…”, fala Inácia Maria que é lúcida, mas às vezes confunde questões corriqueiras. A idosa comemora que a casa é dela e que não paga aluguel, pois foi dada há muitos anos por Francisco Germano (em memória).

Continua após a publicidade
Banner Reunidas


Jozivan Antero - Patosonline.com

Patos, PB Atualizado às 14h05 - Fonte: ClimaTempo
37°
Parcialmente nublado

Mín. 21° Máx. 37°

Seg 37°C 21°C
Ter 37°C 21°C
Qua 37°C 22°C
Qui 39°C 22°C
Sex 36°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras