
Após 20 dias de uma megaoperação, com mais de 270 policiais, Lázaro Barbosa, de 32 anos, foi preso nesta segunda-feira (28), em Goiás. A informação foi divulgada pelo governador Ronaldo Caiado. Condenado por assassinatos e estupros, o fugitivo da Justiça era procurado por uma série de crimes na Bahia e em Goiás. Ele também é acusado da morte de quatro pessoas de uma família em Ceilândia, no Distrito Federal, e de um caseiro de uma fazenda no distrito de Girassol, em Goiás.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Goiás informou que o suspeito deve ser encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para o exame de corpo de delito e, em seguida, será levado para o presídio de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital.
As buscas começaram no dia 9 de junho, após o crime no DF. Na fuga, Lázaro roubou um carro e foi para a cidade de Cocalzinho de Goiás, a 80 km de distância. Desde então, foi perseguido pela força-tarefa policial pelas matas da região (leia detalhes mais abaixo).
Drones, helicópteros, rádios comunicadores e até um caminhão com uma plataforma de observação elevada de videomonitoramento ajudaram nas operações.
Cães farejadores também atuaram na caçada a Lázaro. A cadela Cristal, que ajudou nas buscas em Brumadinho (MG), estava entre eles. Um dos animais, o pastor alemão Sauke, se machucou em uma pedra dentro de um rio. Um vídeo mostrou o momento em que o cão foi carregado nas costas por um militar (veja mais abaixo).
Durante a perseguição, Lázaro invadiu ao menos 11 fazendas, trocou tiros e baleou moradores, dois policiais militares e um oficial da Força Aérea Brasileira (FAB), segundo informações da força-tarefa.
Ele também fez uma família refém em uma das fazendas - o casal e uma adolescente de 16 anos. Durante o sequestro, o criminoso exigiu que todos andassem em um córrego para não deixar rastros. Imagens registraram o momento em que a polícia encontrou a família.
Durante as buscas, os policiais encontraram ainda um carro queimado e alguns objetos, como um lençol usado e um serrote. Todos os itens seguiram para a perícia.
G1/GO
BALANÇO FINAL PRF encerra Operação Tiradentes 2026 sem registro de mortes nas rodovias federais no Sertão da Paraíba
TRAGÉDIA Idoso de 83 anos morre no Hospital de Patos, e número de vítimas fatais de acidente na PB-306, em Matureia, sobe para quatro
DECISÃO JUDICIAL Justiça nega pedido de liberdade a influenciador investigado e mantém prisão preventiva
ACIDENTE DE TRABALHO Estrutura de loja desaba e deixa um morto e outro ferido no Centro de Campina Grande
OPERAÇÃO OUTSIDE Empresário e ex-servidora da Prefeitura de Patos são condenados pela Justiça Federal por corrupção
FURTO Furto é registrado em conveniência no bairro Jatobá, em Patos, na manhã desta quarta-feira (22); ação foi flagrada por câmeras
ATUALIZAÇÃO Estado de saúde de vítimas de grave acidente na PB-306, em Matureia, é atualizado pelo Hospital Regional de Patos; confira o boletim
ACIDENTE FATAL Jovem morre após ser atropelado e arrastado por carro na PB-115, em Puxinanã
BALANÇO FINAL PRF encerra operação de Tiradentes na Paraíba sem mortes nas rodovias federais Mín. 22° Máx. 34°