A dona de casa Maria Lopes de Sousa, de 40 anos, moradora de Itaporanga, no Sertão paraibano, está voltando a enxergar graça à ajuda do seu filho.
Maria perdeu a visão quando as córneas dos dois olhos ficaram cobertas por uma membrana vascularizada. Após várias idas a Campina Grande para tratamento médico, a conclusão foi realizar um transplante de córneas. Porém, faltava alguém compatível para doar células-tronco. É aí que entra seu filho mais velho Emanuel.
“Minha mãe gostava muito de ler, a gente sempre lia a Bíblia e quando eu percebi que ela não conseguia mais, isso me doeu muito”, conta Emanuel.
Para o transplante ser feito, o jovem precisou doar células-tronco retiradas de um dos seus olhos: “Me senti grato por poder ajudar minha mãe, grato a Deus, aos médicos e a ela também. Em nenhum momento eu tive medo ou receio, só torcia para que tudo desse certo”, disse Emanuel.
Maria se cadastrou na Central Estadual de Transplantes e o procedimento por realizado no Sistema Único de Saúde (SUS) no dia 17 de junho deste ano. Além do transplante de células-tronco doadas pelo filho, Maria recebeu as córneas de um doador desconhecido.
“A cada dia eu acordo e louvo a Deus pelos meus filhos. Emanuel é um filho que sempre me respeitou e tudo que ele vai fazer. compartilha comigo. Tenho muito orgulhe dele e muita gratidão”, agradeceu a dona de casa, emocionada.
Diário do Sertão
Mín. 20° Máx. 37°