A Unidade Básica de Saúde José de Oliveira Pio, localizada no bairro Bivar Olinto, se manifestou nesta quinta-feira (2) sobre a denúncia de um jovem que afirmou ter sido desrespeitado por enfermeiras enquanto procurava verificar a sua pressão arterial no posto de saúde, na última terça-feira, dia 31 de agosto.
À reportagem do Patosonline.com, Washington denunciou que foi desrespeitado por enfermeiras da UBS, que ficaram conversando enquanto ele esperava 45 minutos apenas para verificar a sua pressão arterial, o que não demora nem 5 minutos. Segundo Washington, ficou bastante tempo esperando, apesar de que apenas ele se encontrava esperando atendimento.
Sobre a referida denúncia, a equipe de saúde do referido posto de saúde emitiu uma nota que traz esclarecimento sobre o fato.
“A enfermeira da UBS José de Oliveira Pio, Edite Porfírio, esclareceu que o episódio trata-se de um caso isolado. Ela também ressaltou que a unidade conta com 01 enfermeira e 01 técnica em enfermagem, e que em nenhum momento o cidadão que levou a denúncia a público se dirigiu a algum dos servidores para solicitar atendimento, e muito menos dialogou com qualquer um da equipe de saúde. Portanto, a enfermeira garante que não houve nenhum desrespeito, e declara que o cidadão faltou com a verdade quando buscou a imprensa para denunciar algo que não aconteceu da forma que foi divulgado.
Edite ainda acrescentou que ao chegar na unidade de saúde, o paciente teve o contato com o vigilante de plantão, que em detrimento das férias do recepcionista, além de assumir sua função de vigilante, estava dando assistência na recepção, uma vez que não tem substituto para as férias do recepcionista. Nesse meio tempo, enquanto o vigilante estava dando apoio na recepção da unidade, o paciente chegou e apresentou sua demanda. Ele (vigilante), pediu a uma agente de desinfecção para avisar a enfermagem sobre o paciente. Contudo, a agente de desinfecção relatou não ter escutado/entendido o pedido. Dessa forma, a nota de esclarecimento em nome da Unidade José de Oliveira Pio vem esclarecer que não houve desrespeito ou irresponsabilidade, mas sim falha de comunicação entre os dois servidores citados. Ou seja, tudo não passou de uma situação pontual e isolada, onde o paciente não passou mais do que 15 minutos aguardando, diferente do que ele trouxe como denúncia.
‘Não tivemos nenhum caso de mal atendimento, desrespeito ou falta de compromisso para com aqueles que procuram por nosso serviço, isso, num público de mais de mil pessoas, se referindo a um único mês, e considerando que todo mês é sempre mais de mil atendimentos’, destacou a enfermeira para reforçar que a UBS não tem histórico de situações envolvendo mal atendimento aos pacientes.”, diz a nota da equipe.
Unidade de Saúde José de Oliveira Pio, Patos, 2 de agosto de 2021.
Sobre esta denúncia, a reportagem do Patosonline.com procurou a assessoria de comunicação da prefeitura de Patos, como faz de costume, logo ao receber a reclamação, e antes de publicar a matéria. A reportagem foi informada pela assessoria que iria averiguar a situação e traria uma resposta.
É importante lembrar que cada pauta tem seu tempo de espera para ser publicada, caso contrário perde o sentindo em ir ao ar, por isso, os veículos de comunicação não podem ficar esperando por muito tempo uma resposta do órgão que foi avisado. Neste caso é publicada a versão do denunciante ficando o espaço aberto para o denunciado.
Não trabalhamos para denegrir, quem quer que seja. Nosso papel como veículo de imprensa é ouvir as demandas do povo e levar ao Poder Público que terá a possibilidade de corrigir ou explicar a sociedade sobre o fato narrado.
Patosonline.com
Animais de rua Secretária orienta população sobre como agir ao se deparar com animais agressivos nas ruas
Terreiro do Forró Prefeitura de Patos abre licitação de R$ 15,7 milhões para construção do novo Terreiro do Forró
Falta de água Cagepa emite comunicado sobre intermitência no abastecimento de água em Patos e cidades atendidas pelo Sistema Coremas/Sabugi
Problemática Incêndios recorrentes e uso de drogas em terreno abandonado preocupa moradores no bairro São Sebastião, em Patos
Esperança Meteorologista afirma que fenômenos que bloqueavam as chuvas no Sertão estão perdendo força, e precipitações podem voltar a ocorrer dentro da normalidade
Nota de falecimento Familiares comunicam o falecimento do marchante Francisco, conhecido como “Bobota”, aos 69 anos
Reclamação Moradora relata demora e dificuldades no atendimento do Canil Municipal em Patos; secretária afirma que atendimento segue critérios e limitações operacionais
Vaquinha solidária Carro é destruído por incêndio em Patos e vaquinha é criada para ajudar proprietário
Luto! Servidora pública municipal morre aos 42 anos em Patos Mín. 21° Máx. 37°