A secretária de Desenvolvimento Social do Município de Patos, Edjane Araújo, foi a entrevistada na noite desta terça-feira, dia 29, no Programa Polêmica, levado ao ar pela Rádio Espinharas 97,9. A secretária discutiu vários temas relativos a pasta e sua demanda social cada vez maior.
Wânia Nóbrega, radialista e jornalista, fez a condução da entrevista e interagiu com temas complexos. Falando sobre a problemática da assistência social, a secretária Edjane Araújo relatou que o Governo Federal ampliou o leque de responsabilidade da secretaria, porém, fez um grave corte nos recursos.

A Secretaria de Desenvolvimento Social fez saber que a pasta responde por áreas como problemas sociais enormes, tais como políticas públicas para drogas, cultura e a própria questão da assistência social. “Governo Bolsonaro cortou 56% dos recursos da assistência social”, disparou Edjane se queixando que com os cortes houve um prejuízo considerado nos serviços prestados.
Para Edjane, mesmo com os cortes profundos, a demanda continua alta diante da pobreza, da miséria e do desemprego que assola o Brasil. A secretária disse que vem fazendo esforços para manter serviços, pois existem recursos em atraso desde 2017 que deveriam chegar ao Município de Patos.
A Secretaria de Desenvolvimento Social faz a política de assistência social em vários níveis e os programas mais conhecidos são o Bolsa Família, Bolsa Escola, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Aluguel Social, assistência a crianças e adolescentes, Centro Pop, gestantes, núcleos de apoio a famílias em vulnerabilidade social e etc. Com a debilidade causada pela falta de recursos na pasta em nível nacional, os casos de pedintes, fome e dramas sociais gritantes estão mais visíveis.
Perguntada sobre interferências por parte da gestão Municipal, Edjane negou divergências com o prefeito interino Ivanes Lacerda (MDB) e disse que existe uma boa relação com o atual gestor. Ela fez elogios aos secretários de Saúde e Educação diante dos esforços realizados para cadastros que colaboram com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Jozivan Antero – Patosonline.com
Agradecimento Marcos Oliveira agradece equipe médica após cirurgia e recebe alta hospitalar
Arborização Prefeitura de Patos conclui plantio de 23 árvores no canteiro central da Rua Pedro Firmino
Crítica OAB Patos critica retirada da Vara de Execução Penal e regionalização das sucessões para Campina Grande
Atrasos Funcionários da Nephron Patos denunciam atraso no pagamento do piso salarial; empresa afirma que repasse é feito pelo Estado
Solidariedade Campanha solidária mobiliza ajuda para idosa de 87 anos em situação de risco no bairro Jatobá, em Patos, após desabamento de teto de residência em chuva
EDUCAÇÃO Educação de Cacimba de Areia celebra avanço histórico na fluência em leitura Mín. 21° Máx. 37°