
Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 800 mil pessoas cometem suicídio do mundo. No Brasil, aproximadamente 13 mil pessoas morrem por suicídio por ano. Uma pessoa morre a cada 40 segundos por suicídio no mundo e essa é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. Portanto, o tema Saúde Mental, muito bem trabalhado durante o Setembro Amarelo, é uma assunto que precisa ser discutido e debatido por toda a sociedade. Na véspera do Dia Mundial para Prevenção do Suicídio, comemorado em 10 de setembro, o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) realizou uma ação para chamar atenção sobre essa questão e divulgar as atividades propostas pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, para o Setembro Amarelo deste ano. O Hospital de Patos é referência no sertão para casos de Psiquiatria, tanto que tem leitos para casos psiquiátricos.
A ação, realizada na recepção do Hospital do Bem, na manhã desta quinta-feira (9), foi planejada pelo setor de Psicologia e Serviço Social, com apoio da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital. “A campanha do Setembro Amarelo é um marco para trazermos o assunto à tona e a divulgação desta campanha é de suma importância para ajudarmos na prevenção e orientação da população sobre como ajudar alguém que passa por algum sofrimento psicológico que pode acarretar o suicídio e, principalmente, sobre como e onde procurar ajuda. A doença mental tem tratamento, controle e com o devido acompanhamento, as pessoas têm sua qualidade de vida de volta”, afirma à psicóloga, Pryscilla Guedes.
Na ação realizada nesta quinta-feira, foram distribuídos informativos sobre a campanha de 2021 e também broches alusivos ao tema para pacientes, acompanhantes e colaboradores da unidade e ainda aconteceu uma Roda de Conversa. Houve ainda um momento musical com a participação da psicóloga, Jecyane Ertha e do Fisioterapeuta, Hudlesson Geyne.
A coordenadora do Serviço Social do Complexo, Suênia Mota, reiterou a importância das pessoas debaterem a temática suicídio sem preconceitos ou julgamentos. “Essa não é uma questão que deva ser tratada com superficialidade, dada à complexidade que envolve um suicídio ou tentativa de suicido, principalmente, porque toda morte é uma tragédia para a família, amigos e colegas e desta forma é mais ainda”, lembra Suênia.
E quem participou da ação pôde ainda ler recadinhos de valorização da vida num quadro de mensagens, especialmente, confeccionado para a ocasião. “Fizemos as mensagens e colocamos à disposição das pessoas presentes para que elas distribuíssem os recadinhos para quem elas desejarem”, destacou Suênia.



Assessoria
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°