
O Hemonúcleo de Patos registrou 36 doações durante o Dia D de doação de sangue realizado nesta terça-feira, 17 de março, como parte da preparação dos hospitais da 3ª Macrorregional de Saúde para o mutirão de cirurgias programado para o próximo domingo, 22 de março.
De acordo com a assistente social do Hemonúcleo de Patos, o balanço foi considerado dentro da normalidade, tendo em vista que os trabalhos ocorreram dentro da média de movimentação do órgão. Segundo ela, os doadores não têm o hábito de realizar o procedimento no período vespertino, o que ocorreu de forma excepcional no dia anterior.
“Essa é a nossa média diária. Mas, de qualquer forma, sabemos que a questão da doação no horário da tarde é um pouco delicada, pois as pessoas de cidades vizinhas enfrentam a questão do transporte. Também há a questão do almoço, já que é necessário aguardar pelo menos três horas após a refeição para poder doar”, explicou Vânia Batista.
Ela acrescentou que o Dia D de doação foi uma decisão tomada pela coordenação do Hemocentro da Paraíba, como forma de garantir que o mutirão de cirurgias da 3ª Macro tenha suas necessidades de hemocomponentes atendidas durante os procedimentos que serão realizados nos hospitais da região. No entanto, as doações terão continuidade todas as manhãs, a fim de reabastecer o estoque.
“Para doar, basta apresentar um documento original com foto, seja físico ou digital, estar bem alimentado, em boas condições de saúde, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas horas, pesar acima de 50 quilos e ser maior de 18 anos. Nós continuaremos com as doações todos os dias para garantir não só os trabalhos do Dia D, mas também o suprimento dos hospitais nos atendimentos que acontecem em toda a regional”, finalizou.
MEIO AMBIENTE Prefeito Jacob apresenta experiências e projetos de Patos em congresso nacional de arborização urbana no Recife
ECONOMIA Procon de Patos registra mais de 700 atendimentos durante o mês de agosto
SERVIÇOS STTRANS e DER-PB implantam redutor de velocidade e faixa de pedestres no bairro Monte Castelo
ADOÇÃO RESPONSÁVEL Cuidadora busca adoção para três filhotes abandonados no bairro Novo Horizonte, em Patos
QUALIFICAÇÃO Prefeitura de Patos abre inscrições para mais de 60 vagas em cursos gratuitos do SENAC
FISCALIZAÇÃO SEMADS realiza ação contra acúmulo de entulhos em Patos com apoio da Guarda Municipal
ALTA MÉDICA Enfermeira ferida em incêndio em Patos recebe alta do Hospital de Trauma de Campina Grande e é recepcionada por familiares e amigos
LOTERIAS Aposta simples em Patos e bolão de João Pessoa acertam 15 números e levam R$ 4,48 milhões na Lotofácil da Independência
AGENDA INSTITUCIONAL Ministério da Saúde realiza agenda institucional em Patos nesta quarta-feira (16) Mín. 21° Máx. 36°