
A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) segue dando continuidade ao cronograma de combate a fraudes e furtos de água na Regional das Espinharas. As ações são promovidas em parceria com as Polícias Civil, Científica e Militar e têm o objetivo de reduzir o número de perdas na região. Na mais recente, foram flagrados delitos de furto de água no loteamento Luar de Carmem Leda e no bairro Novo Horizonte, no município de Patos.
Vários imóveis estavam sendo construídos com água ligada de forma clandestina, fato este comprovado pelos técnicos da Cagepa. A ocorrência das irregularidades estavam sendo investigadas há alguns dias. O caso foi acompanhado pelo delegado de Roubos e Furtos, Elcenho Engel e ainda dos agentes da Polícia Civil e Científica. Os suspeitos foram encaminhados à Delegacia Civil para as oitivas.
A ligação clandestina de água é considerada crime no Brasil. Essa prática de adulterar o sistema de fornecimento de água é enquadrada como atentado contra o patrimônio, segundo o artigo 155 do Código Penal Brasileiro. De acordo com a lei: “Art. 155. Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: Pena — reclusão, de 1 a 4 anos, e multa.
Assim como essa, a Cagepa está realizando inspeções em vários outros pontos da cidade e região, com o objetivo de combater o crime contra o patrimônio público, que também interfere no abastecimento da cidade.
De acordo com o gerente regional do Espinharas, Jônatas Raulino, Irregularidades dessa natureza não se limitam a causar apenas perdas financeiras para o erário, mas também contribuem com elevação de perdas no sistema de abastecimento de água da cidade, lesando toda população. “Quem se apropria de fraudes não tem a mínima preocupação em economizar, geralmente consome muito mais e desperdiçam, pois tem a falsa certeza de impunidade e que não pagará pelo crime cometido”, disse.
Quem quiser denunciar alguma irregularidade no consumo de água pode ligar para o número 115; a ligação é gratuita e pode ser realizada de telefone celular. Ou ainda pelos demais canais de atendimento: WhatsApp 98198-4495, site (www.cagepa.pb.gov.br) e aplicativo Cagepa, disponível no Google Play e App Store. O denunciante não precisa se identificar.
Fonte: Cagepa
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°