Terça, 06 de Maio de 2025
Banner Psique
Banner Chacara Canaa
UNIFIP
Banner Dra Priscylla
Banner Hmais Onco
Banner JC Motos
Banner Dr Romulo
Gerais Gerais

Economista patoense comenta congelamento de ICMS sobre combustíveis no Brasil: “não vai impedir novos aumentos”

Apesar da iniciativa ser incidente no preço dos combustíveis, a economia exterior também impacta na precificação dos produtos

31/10/2021 às 10h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Patosonline.com
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nessa sexta-feira, dia 29, o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), formado pelo governo federal e representantes dos estados do Brasil, decidiu congelar pelos próximos 90 dias o preço médio ponderado ao consumidor final. É sobre esse preço médio que incide o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) estadual cobrado nas vendas de combustíveis.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

A medida tem o objetivo de reduzir os preços ou evitar novos aumentos no valor de combustíveis no Brasil, tendo em vista os sucessivos aumentos. Mas a pergunta que fica é a seguinte: Vai resolver de fato o problema?

A reportagem do Patosonline.com conversou com a economista Roberta Trindade para saber melhor sobre esta medida e analisar os verdadeiros impactos no dinheiro da população. Segundo Roberta, trata-se de uma boa medida, mas não necessariamente vai impedir novos aumentos.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

“A decisão tem a tentativa de colaborar com a manutenção do preço dos combustíveis, evitando um novo aumento. Sendo que isso não vai impedir novos aumentos. Se assim fosse, quando Governo Federal isentou os tributos federais sobre o gás de cozinha, não teria havido novos aumentos, e não foi isso que aconteceu. O presidente até tem apontado o ICMS dos estados como o causador dos aumentos, mas, na realidade, esse impostou é apenas um dos pontos que compõem o preço dos combustíveis. Uma das causas dos sucessivos aumentos é a flutuação do preço do barril de petróleo, no mercado internacional. Apesar de o Brasil ser um grande produtor, o preço do barril tem a influência do mercado exterior. Com a valorização do dólar e a desvalorização do real, sentimos mais essa influência”, explicou a especialista.

Apesar da iniciativa ser incidente no preço dos combustíveis, a economia exterior também impacta na precificação dos produtos, o que interfere na economia brasileira diretamente. Outros fatores também estão na lista de vilões.

Continua após a publicidade
Banner Psique

“Além disso, a mistura obrigatória que é o etanol anidro, que seu preço também subiu e isso interfere na formulação do preço e nos aumentos sucessivos no preço dos combustíveis. É uma medida boa, mas não vai impedir que esses aumentos aconteçam. Portanto, esses aumentos vão continuar atormentando o bolso da população e, certamente, reduzindo o poder de compra, que é a maior preocupação”, finalizou Roberta Trindade.

Patosonline.com

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 13h05 - Fonte: ClimaTempo
36°
Tempo limpo

Mín. 22° Máx. 36°

Qua 35°C 21°C
Qui 37°C 21°C
Sex 35°C 21°C
Sáb 35°C 21°C
Dom 32°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras