
O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, e o vice-prefeito Jacob Souto se reuniram nesta terça-feira (17), no gabinete municipal, com o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico, Vinícius Campos, e a gerente regional do SEBRAE em Patos, Anna Stefânia, para discutir a organização do Festival Gastronômico de Santa Gertrudes, conhecido como Festa da Galinha de Capoeira.
Durante o encontro, foi apresentado o novo layout do evento, que acontecerá nos dias 1º e 2 de agosto, no distrito de Santa Gertrudes.
Segundo o prefeito Nabor Wanderley, a parceria com o Sebrae vai permitir melhorias significativas na estrutura do festival, garantindo mais conforto tanto para o público quanto para os trabalhadores envolvidos.
“Uma reunião onde foi apresentado o novo layout do Festival Gastronômico de Santa Gertrudes, a Festa da Galinha de Capoeira. E agora com a parceria com o Sebrae, nós vamos melhorar a infraestrutura para oferecer mais conforto a vocês que vão comer galinha, mas também a quem está lá trabalhando, gerando emprego, gerando renda e tendo nessa festa uma oportunidade de ganhar algum dinheiro”, destacou o gestor, ao convidar a população para participar do evento.
O secretário Vinícius Campos ressaltou que a proposta para 2026 é ampliar e profissionalizar ainda mais o festival, consolidando-o como um dos principais eventos gastronômicos do interior da Paraíba.
“A gente está consolidando o Festival Gastronômico da Galinha Capoeira como um grande evento regional. Esse ano queremos ampliar em todos os sentidos, com uma estrutura maior e mais profissional”, afirmou.
Entre as novidades, está a ampliação do pavilhão principal, que deve passar de 660 metros quadrados para cerca de 1.500 metros quadrados. A estrutura também contará com novas barracas, melhorias no sistema de som, palco, iluminação e instalação de telões.
Além disso, o evento terá uma nova cenografia e um palco auxiliar para apresentações durante a programação. Outro destaque é a ampliação da chamada “faixa da galinha”, espaço destinado à circulação do público, que deve ganhar dimensões maiores para comportar o aumento de visitantes.
Ainda de acordo com o secretário, o objetivo é acompanhar o crescimento do público registrado nas edições anteriores e fortalecer o festival como um importante impulsionador da economia local.
“A ideia é fazer com que a festa se consolide cada vez mais como um grande expoente da cultura regional do Sertão paraibano, gerando mais renda e oportunidades para a população”, completou.
Com as mudanças, a expectativa da gestão municipal é de que o Festival da Galinha de Capoeira 2026 registre um salto na qualidade da estrutura e na experiência do público, reforçando o evento como um dos principais atrativos culturais e gastronômicos da região.


Por Secom - Prefeitura de Patos
LUTO! Hospital Infantil e Maternidade de Patos lamentam morte da fisioterapeuta Maria Nóbrega e destacam legado de dedicação da profissional
SINE Primeira semana de maio começa com a oferta de 679 vagas de emprego no Sine-PB
LUTO! Jovem fisioterapeuta Maria Nóbrega será sepultada nesta segunda-feira (4), em Patos
MANUTENÇÃO Cidadão cobra manutenção em brinquedo na Praça Getúlio Vargas, em Patos, e chama atenção para risco
CÃES DE RUA Prefeito Jacob Souto fala sobre problemática dos cães de rua em Patos e anuncia projeto de microchipagem e ampliação de abrigo
ADOÇÃO Cuidadora busca adoção responsável para filhotes abandonados em posto às margens da BR-230, em Patos
No trimestre Patos tem quase 15,5 mil trabalhadores com carteira assinada em março de 2026
NOTA DE FALECIMENTO Familiares comunicam o falecimetno de Francisco Faustino (Chico Vaqueiro), figura conhecida de Patos e Olho d’Água, aos 67 anos
Trânsito STTRANS Patos promove caminhada de abertura do Maio Amarelo nesta segunda-feira, 04 de maio Mín. 21° Máx. 31°