O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou neste sábado (18) que o governo federal deve realizar uma consulta pública sobre a vacinação contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos de idade antes de decidir se aprova o início da imunização para essa faixa etária.
Na última quinta-feira, a Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) aprovou o uso da vacina da Pfizer em crianças. No entanto, de acordo com Queiroga, o Ministério da Saúde ainda vai estudar a decisão da agência reguladora e, para isso, quer ouvir “as contribuições da sociedade brasileira”.
“Nós vamos ouvir o posicionamento do CTAI (Comitê Técnico de Assessoramento de Imunizações) acerca dessa questão. Se analisa, se verifica as condições que ali se colocou em relação à implementação da vacinação, se discute todos os aspectos e, após, nós vamos colocar o posicionamento da comissão da Câmara Técnica em consulta pública, para que consigamos ter os subsídios e as contribuições da sociedade brasileira. Depois, realizaremos uma audiência pública", disse Queiroga.
Nesta sexta-feira (17), o ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou que o governo federal apresente, em um prazo de 48 horas, um planejamento para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos.
De acordo com o magistrado, o cronograma apresentado pelo Executivo deve permitir a vacinação de todas as crianças na faixa etária indicada até o início das aulas de 2022, no próximo semestre. Apesar da pressão, Queiroga comentou que o Ministério da Saúde analisará essa questão “com responsabilidade, mas com a celeridade devida”.
“O Ministério da Saúde tem doses de vacina suficientes para imunizar a população brasileira em todas as faixas etárias que forem contempladas e aprovadas para o Programa Nacional de Imunização. Agora, essas decisões são feitas com bases técnicas. E, a partir daí, nós conseguimos avançar com mais segurança. É isso que a sociedade brasileira quer das autoridades sanitárias”, explicou.
Fonte: R7
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°