Terça, 12 de Novembro de 2024
UNIFIP
Banner Veve Cell
Banner Dra Rhaissa
Banner Hmais Onco
Banner Dra Priscylla
Banner Topazio Tintas
Mundo Mundo

Após reunião, China e Rússia concordam em ampliar cooperação entre países

Para Wang Yi, ministro das Relações Exteriores da China, relações chinesas e russas "resistiram ao teste da turbulência internacional"

30/03/2022 às 12h32
Por: PATOS ONLINE Fonte: Imagem - Lavrov e Wang Yi em reunião nesta quarta-feira (30), na ChinaMinistério das Relações Exteriores da Rússia
Compartilhe:
Após reunião, China e Rússia concordam em ampliar cooperação entre países

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, se encontrou com seu colega russo Sergei Lavrov nesta quarta-feira (30) na província de Anhui, no leste da China, onde o país asiático deve sediar dois dias de reuniões sobre o Afeganistão, informou a emissora estatal CGTN.

Continua após a publicidade

No primeiro encontro pessoal desde o início da guerra na Ucrânia, Lavrov chegou mais cedo à China para conversas organizadas por Wang, que devem incluir representantes do Talibã do Afeganistão, bem como Paquistão, Irã, Tadjiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão.

Para Wang Yi, as relações chinesas e russas “resistiram ao teste da turbulência internacional” e continuam a se desenvolver de forma resiliente.

Continua após a publicidade
Banner Dra Priscylla

As duas nações concordaram em ampliar a cooperação, informou a agência de notícias russa Interfax, citando o Ministério das Relações Exteriores da Rússia, em meio ao que Moscou descreveu como “condições internacionais difíceis”. A cooperação incluiu a coordenação da política externa e falar em uma só voz sobre assuntos globais.

Tom West, o representante especial dos Estados Unidos para o Afeganistão, participará de uma reunião separada no mesmo local da chamada Troika Estendida: China, Rússia, Estados Unidos e Paquistão, disse um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA. Esta conversa não incluirá Lavrov e Wang.

Continua após a publicidade
Banner Dra Rhaissa

As negociações ocorrem no contexto da invasão russa da Ucrânia e no momento em que o Afeganistão sofre uma crise econômica e humanitária agravada por um corte de ajuda financeira após a tomada do Talibã quando as tropas lideradas pelos EUA partiram em agosto do ano passado.

Os Estados Unidos acreditam que compartilham com outros membros da Troika Estendida o interesse em que o Talibã cumpra os compromissos de formar um governo inclusivo, cooperar no combate ao terrorismo e reconstruir a economia afegã, disse o porta-voz do Departamento de Estado.

Na semana passada, Wang visitou Cabul, onde se encontrou com o ministro das Relações Exteriores do Afeganistão, Amir Khan Muttaqi, para discutir os laços políticos e econômicos, incluindo o início dos trabalhos no setor de mineração e o possível papel do Afeganistão na iniciativa de infraestrutura do Cinturão e Rota da China, disse o Ministério das Relações Exteriores afegão.

Da Reuters

Imagem - Lavrov e Wang Yi em reunião nesta quarta-feira (30), na ChinaMinistério das Relações Exteriores da Rússia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 22h04 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 34°

Qua 36°C 23°C
Qui 37°C 22°C
Sex 36°C 23°C
Sáb 36°C 23°C
Dom 36°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras