
Um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontou que em 12 das 27 unidades federativas do Brasil o número de pessoas que são beneficiadas pelo programa Auxílio Brasil superou o número de pessoas com carteira assinada. Ou seja, nesses 12 estados há mais pessoas recebendo o auxílio do que aquelas que vivem de emprego formal.
Nos estados do Norte e Nordeste brasileiros, por exemplo, apenas Roraima e Rio Grande do Norte não registraram esse número. Entretanto, em todos os demais estados, o número de beneficiários do programa é maior que o número de trabalhadores formais.
A Paraíba, por exemplo, tem 431.929 pessoas com carteira assinada, enquanto que 612.051 recebem o Auxílio Brasil. Um dos motivos desse número é também porque, diferente do Bolsa Família, que os beneficiários eram excluídos do programa, caso conseguissem um emprego, no Auxílio Brasil, alguns beneficiários seguem recebendo o valor mensal mesmo após ter a carteira assinada.
Esse número se concretizou após a inclusão de 2 milhões e 700 mil famílias no programa, após a mudança de nome. Antes, o Bolsa Família tinha pouco mais de 35 milhões de famílias dependentes. Agora, esse número supera os 43 milhões, considerando o aumento no número de beneficiários.
Deste modo, 18 milhões de brasileiros que têm carteira assinada recebem o Auxílio Brasil, enquanto que 41 milhões têm apenas empregos formais. Estão isentos desses números os servidores públicos, que não podem ter carteira assinada e também não podem receber auxílio social.
A pesquisa considerou dados do CAGED e do Ministério da Cidadania, com números de fevereiro de 2022.
Patosonline.com
Fiscalização Bar é interditado e outros três são autuados em praias de João Pessoa e Cabedelo
Emocionante SAMU realiza parto natural e humanizado em residência de Catingueira e emociona equipe
Ação Solidária Hospital Day UNIFIP e Sicredi Patos realizam ação social com sorteio de cadeira de rodas
Detran Prova da baliza deixa de ser obrigatória em alguns estados, mas Paraíba mantém exigência
Pronunciamento Cicinho Lima diz estar envergonhado e afirma que fez seu “papel de pai” ao conduzir João Lima à delegacia
Concurso público Paraíba tem 597 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 19 mil Mín. 23° Máx. 37°