
Um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontou que em 12 das 27 unidades federativas do Brasil o número de pessoas que são beneficiadas pelo programa Auxílio Brasil superou o número de pessoas com carteira assinada. Ou seja, nesses 12 estados há mais pessoas recebendo o auxílio do que aquelas que vivem de emprego formal.
Nos estados do Norte e Nordeste brasileiros, por exemplo, apenas Roraima e Rio Grande do Norte não registraram esse número. Entretanto, em todos os demais estados, o número de beneficiários do programa é maior que o número de trabalhadores formais.
A Paraíba, por exemplo, tem 431.929 pessoas com carteira assinada, enquanto que 612.051 recebem o Auxílio Brasil. Um dos motivos desse número é também porque, diferente do Bolsa Família, que os beneficiários eram excluídos do programa, caso conseguissem um emprego, no Auxílio Brasil, alguns beneficiários seguem recebendo o valor mensal mesmo após ter a carteira assinada.
Esse número se concretizou após a inclusão de 2 milhões e 700 mil famílias no programa, após a mudança de nome. Antes, o Bolsa Família tinha pouco mais de 35 milhões de famílias dependentes. Agora, esse número supera os 43 milhões, considerando o aumento no número de beneficiários.
Deste modo, 18 milhões de brasileiros que têm carteira assinada recebem o Auxílio Brasil, enquanto que 41 milhões têm apenas empregos formais. Estão isentos desses números os servidores públicos, que não podem ter carteira assinada e também não podem receber auxílio social.
A pesquisa considerou dados do CAGED e do Ministério da Cidadania, com números de fevereiro de 2022.
Patosonline.com
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°