
O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, protocolou, na Câmara Municipal, nesta terça-feira, dia 10 de maio, o Projeto de Lei nº 015/2022, que cria a proposta do Serviço Municipal de Assistência Jurídica Gratuita.
O projeto visa ampliar e tornar mais eficiente o acesso à Justiça, criando uma espécie de ‘Defensoria Pública Municipal’, que visa ampliar e complementar a assistência jurídica aos menos favorecidos.
“O intuito é ampliar o acesso à Justiça para a população patoense vulnerável e de baixa renda, em que o serviço deverá ser coordenado pela Procuradoria-Geral do Município, e a condição dos usuários deverá ser reconhecida pela Secretaria de Desenvolvimento Social. Vamos continuar cuidando bem do povo patoense”, explicou Nabor.
O objetivo é proporcionar à população carente acesso a um atendimento específico no sentido de possibilitar orientação jurídica para seus problemas mais agudos e dar-lhe condições de postular em juízo a solução de suas questões judiciais que mais aflige o cidadão.
O Procurador Geral do Município, Alexsandro Lacerda, afirmou que o PL surgiu após o Supremo Tribunal Federal (STF) reconhecer a competência do município de legislar sobre o tema, uma vez que as Defensorias Públicas não têm o monopólio da assistência jurídica a hipossuficientes.
A situação é parecida com o serviço de assistência jurídica gratuita prestado por escritório de prática jurídica de universidades, e ainda com a advocacia pro bono ou decorrente de parcerias com a OAB para a assistência à população carente, preservando os interesses dos hipossuficientes.
“Estamos falando de assistência jurídica para pessoas muitas vezes em situação de extrema vulnerabilidade social, ações como a investigação de paternidade, alimentos, pessoas com deficiência, em situação de rua, etc. É preciso realizar um atendimento responsável e acolhedor”, explicou o Procurador Geral.
Coordecom
Fiscalização Bar é interditado e outros três são autuados em praias de João Pessoa e Cabedelo
Emocionante SAMU realiza parto natural e humanizado em residência de Catingueira e emociona equipe
Ação Solidária Hospital Day UNIFIP e Sicredi Patos realizam ação social com sorteio de cadeira de rodas
Detran Prova da baliza deixa de ser obrigatória em alguns estados, mas Paraíba mantém exigência
Pronunciamento Cicinho Lima diz estar envergonhado e afirma que fez seu “papel de pai” ao conduzir João Lima à delegacia
Concurso público Paraíba tem 597 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 19 mil Mín. 23° Máx. 37°