O procurador geral do município de Patos, Alexandro Lacerda, detalhou a celebração, na terça-feira, 31, do Termo de Ajustamento de Conduta- (TAC), com o Ministério Público da Paraíba (MPPB), para disciplinar a realização dos festejos juninos no município de Patos, juntamente com os órgãos que fiscalizam os eventos.
Segundo Alexandro Lacerda, o encontro ratificou os pontos construídos no dia 24 de maio, após encontro do prefeito Nabor Wanderley, o 3° promotor de Justiça de Patos, Eduardo Luiz Cavalcanti Campos, representante do Ministério Público, e demais órgãos de fiscalização, a montagem da estrutura necessária para garantir a segurança a ideais para a realização do evento.
"Nessa reunião convocada pelo Ministério Púbico, estiveram presentes várias secretarias envolvidas com a realização do São João, como também as forças de segurança, como Polícia Militar, Corpo de bombeiros, Polícia Civil, e as forças de segurança do estado", disse o procurador.
Em relação a estrutura do evento, Alexandro Lacerda citou algumas das 11 cláusulas ajustadas para a promoção do evento, que terá 8 tendas para atendimento médico aos forrozeiros, sistema de monitoramento de segurança nas entradas pavilhão central do terreiro do forró, para reconhecimento facial, camarotes de acessibilidades, banheiros químicos, a a proibição da utilização de fogos de artifício, sendo liberados apenas os fogos apropriados para festejos de rua.
A expectativa segundo, o representante do governo municipal, é que os termos acordados entre Prefeitura de Patos, Ministério Público e damais órgãos envolvidos na segurança e na promoção do evento, possam a realização de um evento a altura das tradições de Patos, que volta a realizar o São João, após 4 anos de sua última edição.
SOBRE O EVENTO
O documento estabeleceu que de 20 a 24 de junho, o São João de Patos acontecerá no Terreiro do Forró, seguindo as normas técnicas de segurança recomendadas pelo Corpo de Bombeiros, a partir das 21h da noite até às 3h, não podendo ultrapassar às 4h da manhã. Não deverá ser permitida a entrada de recipientes de vidro no local.
O município se comprometeu a disponibilizar ambulâncias, leitos para atendimento de casos simples e equipe composta por enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem para aplicação de soro e glicose. Além disso, a prefeitura deve disponibilizar espaços adequados e acesso à internet para o funcionamento dos órgãos presentes (Delegacia Móvel, posto da Polícia Militar, pontos de apoio dos conselhos tutelares).
O uso de fogos de artifício também não será permitido, exceto fogos sem barulho e apenas se forem promovidos pela empresa responsável pelo evento. O descumprimento do TAC pode resultar em multa de R$ 25 mil por obrigação descumprida aos agentes públicos responsáveis, sem prejuízo de medidas judiciais cabíveis.
Patosonline.com
Assessoria MPPB
Áudio cedido por Wânia Nóbrega - Rádio Espinharas FM
Problemática Galeria estourada causa transtornos no bairro Santa Clara, em Patos
Chuvas Chuva rápida surpreende moradores no Centro de Patos na tarde desta sexta-feira (2)
Celebração Equipe da Maternidade de Patos celebra o primeiro nascimento de 2026 na unidade
Baixa Umidade Inmet renova alerta amarelo de baixa umidade para 79 municípios da Paraíba nesta sexta (2)
Indicador positivo Patos terminou novembro com mais de 15.300 trabalhadores com carteira assinada e crescimento superior a 10% no emprego formal
Avaliação Vereador Galeguinho faz balanço positivo do ano de 2025 e espera grandes desafios para 2026
Falta de água Moradores relatam falta de água no Itatiunga, em Patos; Cagepa diz que manobra foi realizada na rede para atender setor mais elevado
Números positivos Patos tem saldo superior a 1.300 empregos com carteira assinada até novembro e cresce mais de 70% em um ano
Ação solidária Igreja Adventista do Sétimo Dia realiza ações solidárias e distribui mais de uma tonelada de alimentos em Patos Mín. 23° Máx. 36°