
Uma grande e tradicional expressão cultural, que atravessa gerações, entra para o calendário cultural da cidade de Patos.
De autoria do vereador Sales Júnior, o Dia da Viola, foi sancionado pelo prefeito Nabor Wanderley e passa a ser comemorado toda última quinta-feira do mês de Setembro.
Para os amantes da poesia, essa data significa manter viva a cultura da viola e do repente. “Quem sai ganhando com isso é o povo que valoriza a nossa arte e a nossa viola Nordestina”, afirmou o poeta Genaldo Pereira.
O poeta repentista Paulo Pereira lembrou que Patos é a cidade que carrega a memória da maior cantoria de todos os tempos, a peleja entre Inácio da Catingueira e Romano Caluête, história que virou música do compositor e Rapper Emicida.
“É uma satisfação enorme para nós os Irmãos Pereira e para todos os cantadores que passarão pelo evento ao longo do tempo. É também motivo de orgulho para os apologistas da cantoria, a gente só tem a ganhar com isso. E Patos principalmente, cidade da maior cantoria de todos os tempos, a peleja de Inácio e Romano”, lembrou Paulo Pereira.
Patosonline.com
Problemática Galeria estourada causa transtornos no bairro Santa Clara, em Patos
Chuvas Chuva rápida surpreende moradores no Centro de Patos na tarde desta sexta-feira (2)
Celebração Equipe da Maternidade de Patos celebra o primeiro nascimento de 2026 na unidade
Baixa Umidade Inmet renova alerta amarelo de baixa umidade para 79 municípios da Paraíba nesta sexta (2)
Indicador positivo Patos terminou novembro com mais de 15.300 trabalhadores com carteira assinada e crescimento superior a 10% no emprego formal
Avaliação Vereador Galeguinho faz balanço positivo do ano de 2025 e espera grandes desafios para 2026
Falta de água Moradores relatam falta de água no Itatiunga, em Patos; Cagepa diz que manobra foi realizada na rede para atender setor mais elevado
Números positivos Patos tem saldo superior a 1.300 empregos com carteira assinada até novembro e cresce mais de 70% em um ano
Ação solidária Igreja Adventista do Sétimo Dia realiza ações solidárias e distribui mais de uma tonelada de alimentos em Patos Mín. 23° Máx. 35°