
Criminosos têm se aproveitado da tecnologia Near Field Communication (NFC), que possibilita o pagamento com a aproximação do cartão na máquina, para aplicar golpes. A Polícia Civil do estado da Paraíba alerta que esse tipo de crime está sendo muito comum nos dias atuais.
O delegado Elcenho Leite, titular do Núcleo de Roubos e Furtos de Patos/PB, explicou que os golpistas se movimentam entre as vítimas, carregando máquinas de cartão com o objetivo de se aproximar de bolsas e carteiras. A tecnologia por aproximação permite que os pagamentos sejam feitos a uma distância de menos de 10 centímetros.
“Sabemos que a facilidade do uso desta tecnologia é totalmente prática nessa era digital, bem como no cotidiano das pessoas, porém, isso pode ser opcional e o usuário pode desativar a função diretamente no aplicativo, caso não sinta segurança”, esclarece.
Orientações
O delegado orientou que as pessoas usem os cartões dentro de bolsas ou optem por usar outros cartões que não possuem a tecnologia NFC à frente. Esses cuidados ajudam a evitar a prática criminosa.
“É importante destacar que uma das vantagens de possuir um cartão que efetue pagamento por aproximação, é que é possível estipular um limite para valores que serão debitados”, informou o titular da NRF. A orientação é que as pessoas que estão frequentando os festejos juninos na cidade de Patos/PB, desabilitem a função de “aproximação” do cartão de crédito.
De acordo com Elcenho Leite, elementos que fazem parte que quadrilhas criminosas que estão praticando furtos de celulares, estão de posse de “maquinetas” e fazendo uso para aplicar golpes. Alerta o delegado que hoje (22/06/2022), por volta das 02:00 hs (madrugada) foram presas três pessoas do estado do Rio Grande do Norte acusadas de praticarem furtos de celulares no terreiro do forró, e com os mesmos foi apreendido uma “maquineta” de cartão de banco.
“Tudo leva a crer que esses elementos estavam usando a referida maquineta para aplicar golpes. Para isso, eles chegam perto das pessoas com maquininhas de aproximação para tentar fazer operações em cartões desprotegidos. Isso é possível porque, como não há necessidade de digitar a senha, muitas vezes o consumidor só percebe que foi vítima de roubo horas depois", comentou o delegado.
Como registrar o BO
Quem foi vítima do golpe deve procurar a 15ª Delegacia Seccional de Policia Civil de Patos/PB, para registrar um Boletim de Ocorrência (BO). O registro também pode ser formalizado pelo site da Delegacia On-line, pelo endereço eletrônico: https://www.delegaciaonline.pb.gov.br/pages/index.xhtml
Assessoria
Susto Ônibus com estudantes universitários sofre falha nos freios, e motorista evita tragédia na Serra do Teixeira nesta segunda-feira (2)
Estupro Jovem de 19 anos é preso em flagrante suspeito de estupro contra criança de 3 anos em Malta-PB
Carnaval 2026 Polícia Militar articula planejamento da Operação Carnaval 2026 na área do 3º BPM
Mandado de Prisão DHE prende integrante de organização criminosa na zona rural de Patos durante desdobramento da Operação Parabellum
Acidente Animal solto na pista provoca acidente na BR-230, entre Patos e São Mamede, na noite deste domingo (1º)
Investigação DHE assume investigação sobre mortes de adolescente e pescador no bairro do Mutirão, em Patos
Balanço PRF alerta para aumento de 55% no número de motociclistas sem habilitação em João Pessoa
Mistério Pescador morre em praça do Mutirão em circunstâncias semelhantes às de adolescente que deu entrada na UPA do Jatobá
Em investigação Jovem de 16 anos morre após ser deixada inconsciente na UPA do Jatobá, em Patos, com sinais de parada cardíaca Mín. 22° Máx. 37°